Pedro Leopoldo



Os registros de ocupação humana encontrados em Pedro Leopoldo são os mais antigos da América, tendo sido encontrado o crânio de Luzia, cuja idade foi estimada em doze mil anos. Muito embora a maior parte das fontes dizem que o crânio foi encontrado na "região de Lagoa Santa", e o nome tenha sido dado em referência à outra cidade próxima, Santa Luzia, o fóssil foi mesmo encontrado em Pedro Leopoldo, no sítio arqueológico da Lapa Vermelha IV, o mais promissor da cidade. Lá também se encontram pinturas rupestres em forma de linha, sugerindo que os primeiros povos a habitar a região possuíam um sistema rudimentar de anotações.

Sabe-se também que, por voltas do século XVII, já haviam fazendas de gado no que hoje é o território da cidade. A formação do povoado da Quinta do Sumidouro, às margens do Rio das Velhas, e que até hoje constitui um importante registro histórico de Pedro Leopoldo, possuindo as históricas construções da casa do bandeirante Fernão Dias, e a Capela do Rosário, em estilo barroco, uma das primeiras do Estado, cujo altar foi esculpido por Aleijadinho.

Mas o surgimento do que constituiria hoje a porção central conhecida como o município pedroleopoldense só veio em 1893, quando Antônio Alves Ferreira da Silva, o "Comendador Antônio Alves", que hoje dá o nome à principal rua da cidade, adquiriu a fazenda das Três Moças em razão do potencial hidráulico da cachoeira de mesmo nome, e lá instalou mais uma indústria têxtil (ele já possuía uma em sua outra fazenda, a dos Macacos). A Fábrica de Tecidos foi a primeira atividade econômica relevante na cidade, e, por muito tempo, a dominante, junto à atividade agropecuária.

Junto à fábrica, surgiram as primeiras casas do atual centro, as "casas do quadro", que abrigavam os funcionários que vieram trabalhar na fábrica, e que, dado a então incipiência do povoamento local, necessitavam de abrigo. Hoje, se conservam apenas uma ou duas delas, dentro dos limites da fábrica (que ainda opera).

Outro marco importante é a construção da Estação Ferroviária Dr. Pedro Leopoldo, em 1895, num terreno doado pela Fábrica. Em pouco tempo transformou-se de uma estação de parada para uma movimentada estação ferroviária. Por volta de 1901, a maior parte da população de Pedro Leopoldo eram trabalhadores da fábrica de tecido e da estrada de ferro.

Até 1923, no entanto, Pedro Leopoldo era freguesia de Matosinhos, que era distrito de Santa Luzia. Neste ano, foi elevado à condição de município, o qual foi instalado em 1924 e cuja sede foi elevada à categoria de cidade em 1925. O nome foi homenagem ao engenheiro que projetou o trecho da ferrovia que corta a cidade. Em 1918, o Governo Federal instala em Pedro Leopoldo a Fazenda Modelo, como fomento à agropecuária que se formou em torno da cidade. Lá trabalhou por muitos anos o médium Chico Xavier.

Da década de 50 em diante, instalam-se várias indústrias na cidade, como Cimento Cauê e Ciminas, além de várias mineradoras independentes, transformando o calcário numa das principais fontes de riqueza municipal.

Há diversos pontos interessantes a serem visitados no município. A Estação Ferroviária, no mesmo estilo das vistas em demais municípios mineiros, no geral, ainda se mantém de pé, mas seu antigo prédio hoje funciona como uma biblioteca municipal, conhecida como "Casa da Cultura".

Próximo a Escola São José, funciona desde 2006 o Memorial Chico Xavier, onde era a sua antiga casa. O local possui várias fotos, textos e artigos utilizados pelo médium.

A Quinta do Sumidouro é a ocupação mais antiga da cidade ainda sobrevivente, parte do distrito de Fidalgo e, vale a pena visitar, por ter construções em estilo barroco, a Casa de Fernão Dias e a Capela do Rosário. O Parque Estadual do Sumidouro concentra várias atrações turísticas como a Lagoa do Sumidouro e a Gruta da Lapinha.

Do outro lado da linha de trem, existe o Parque de Exposições Assis Chateaubriand, palco de vários shows e diversos eventos importantes da cidade, como o Pedro Leopoldo Rodeio Show. A Fazenda Modelo e o Ceppel, que antes eram usados para atividades esportivas, aguardam a execução de reformas.

Outro ponto interessante é a praça Francisco Cândido Xavier, próxima à rodoviária, no meio da qual se situa a Prefeitura.

Regiões Turísticas

Localização

Pedro Leopoldo está localizado a 46km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através das rodovias MG-010 e MG-424

Hotéis e Pousadas em Pedro Leopoldo








Agências de viagens e turismo em Pedro Leopoldo

TURISMO INTELIGENTE

TURISMO INTELIGENTE

CENTRO - Pedro Leopoldo/MG

angelatur

angelatur

Centro - Pedro Leopoldo/MG

1000 Rotas Agência de Viagens Ltda

Rua Doutor Herbster, 117
Centro - (31) 3661-3166

1000 Rotas Agência de Viagens Ltda

Rua Doutor Herbster, 117
Centro - (31) 3661-3166