Rio Acima



Nascida às margens da chamada Estrada Real que ligava o Rio de Janeiro aos centros mineiros do Estado - Vila Rica (Ouro Preto), Sabara-buçu (Sabará), Santa Luzia... Em 1717, eram já numerosos os moradores possuidores de escravos, conforme se vê no rol para cobrança dos quintos. Em 1736, Rio Acima surgiu como povoado em torno de uma capela erguida nas barrancas do Rio das Velhas.

Foram selecionados alguns lugares que você não pode deixar de ir. Inclua-os no seu passeio, e com espírito de aventura e descoberta, esteja aberto para descobrir lugares não inseridos nos guias e roteiros de viagem.

A Cachoeira Chica Dona - Localizada na divisa entre Rio Acima e Itabirito, mais de 60 metros de altura. No Condomínio Tangará, seguir cerca de 3 Km até a Taberna Brasil, passar em frente cerca de 500 m pegar estrada da Alcan, seguir à direita por mais 3 Km chega-se no local. A Cachoeira Das Rosas - Localizada a 6km do distrito Cocho de Água. A Cachoeira Mingú - Localizada na A.P.A. do Mingú, manancial da cidade. A Cachoeira Viana - Mais tradicional da região. São 4 quedas d'água. Chegando em Rio Acima atravessar ponte sobre o rio das Velhas, na praça principal seguir em frente passando ao lado da rodoviária, após a linha férrea entrar à direita (asfalto), seguir por 1 Km sentido bairro Jatobá, passar em frente à Secretaria do Meio Ambiente e Turismo, seguir mais uns 50 m, entrar à esquerda, atravessar o bairro jatobá, no final seguir por 1 Km chegando na Capela Santa Luzia, bifurcação à direita, vai para Cocho D'agua, a esquerda vai para a cachoeira Viana. A partir daqui você verá placas de sinalização indicando o Condomínio Tangará, chegando na portaria fazer retorno à esquerda, seguir por cerca de 2 Km, chega-se à cachoeira do Viana.

Existem cerca de outras 60 cachoeiras na região.

A Casa de Pedra - Acredita-se ter mais de 100 anos. Construída por escravos. O Condomínio Cantos das águas - Condomínio fechado com 4 cachoeiras. A Estação de Trem - Pretensão de se tornar um centro cultural. Ainda não esta aberto. As Ruínas de Igreja séc. XVIII - Ruínas de uma igreja do século XVIII feita pelos escravos.

Regiões Turísticas

Localização

Situa-se a 34 quilômetros de Belo Horizonte, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Acesso

Por terra: Belo Horizonte (36 km) - BR 040 e posteriormente MG 30 passando por Nova Lima até chegar a Rio Acima.

Rio de Janeiro (472 km) - BR 040 até chegar a Belo Horizonte. Entrar pelo BH SHopping na MG 30, passando por Nova Lima até chegar a Rio Acima.

São Paulo (617 km) - BR 381 até chegar a Belo Horizonte. Entrar na MG 30 passando por Nova Lima até chegar em Rio Acima.

De ônibus: Expresso Novalimense e Lotação 0002







Hotéis e Pousadas em Rio Acima








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Rio Acima

Notícias > Turismo > Ecoturismo

Ecoturismo e turismo de aventura no Circuito do Ouro são boas opções de viagem nessas férias

Ecoturismo e turismo de aventura no Circuito do Ouro são boas opções de viagem nessas férias

Municípios oferecem atrativos para todas as idades

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Já é Natal nas cidades do Circuito do Ouro/MG

Já é Natal nas cidades do Circuito do Ouro/MG

Cidades mineiras estão enfeitadas para as festas de fim de ano

Notícias > Turismo > Encontros e eventos de turismo

Circuito do Conhecimento em Itabira/MG

Circuito do Conhecimento em Itabira/MG

Marketing estratégico de lugares é tema do evento que acontece dia 28/10

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Neste feriado, divirta-se pelo Circuito do Ouro

Neste feriado, divirta-se pelo Circuito do Ouro

Já sabe para onde vai neste feriado prolongado de 12 de outubro?

Notícias > Turismo > Encontros e eventos de turismo

Circuito do Conhecimento discute Educação Patrimonial aliada ao Turismo em Nova Era

Circuito do Conhecimento discute Educação Patrimonial aliada ao Turismo em Nova Era

A proposta é discutir a Educação Patrimonial como um processo permanente que envolve a comunidade dos destinos turísticos na gestão do patrimônio, com implementação de ações educativas de apropriação e valorização do patrimônio cultural.

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Circuito do Ouro adquire novas ferramentas  para otimizar o turismo dos municípios

Circuito do Ouro adquire novas ferramentas para otimizar o turismo dos municípios

A Associação do Circuito do Ouro de Minas Gerais (ACO) firmou dois importantes contratos que vão auxiliar os municípios integrantes na organização da atividade turística.

Agências de viagens e turismo em Rio Acima