Sacramento



Sua formação histórica se fez na época colonial. O progresso de Sacramento veio com o plantio do café com a abertura do trânsito pela ponte de Jaguara , construída em 1861. O povoado de Sacramento foi o primeiro a exportar café para Goiás, Mato Grosso e Uberaba que o revendia para o exterior. Mas Sacramento ficou por muitos anos "parada", estagnada inativa. Por causa dos compradores que não deram trégua quando a geada assolou o município. Só com a evolução do oeste de São Paulo em 1885, o seu reflexo, fez com que Sacramento impulsionasse.

Sacramento não deve ser lembrada só pela sua gloriosa história onde guarda lembranças como: igrejas, casas de essencial importância, estação de bondes, ... mas valorizada também pelas exuberantes belezas naturais que dispões toda está região entre elas Cachoeiras, ribeirões, Serra e Grutas.

Entre as quais podemos destacar a gruta dos Palhares, que é a maior gruta de arenito das América, está situada no município de Sacramento, na zona do Alto Paranaíba, à margem esquerda da rodovia que liga a cidade de Sacramento à margem direita do Rio Grande, lugar denominado "Cipó", a antiga estação ferroviária da Mogiana, Aquela rodovia, antigo leito da linha de bondes que fazia a ligação. Algo maravilhoso, "lapa; labirinto de galerias e salas na maioria com difícil acesso.

Distante 4 km da cidade, a Usina Cajuru, inaugurada em 1913, no Ribeirão Borá, durante mais de meio século forneceu energia elétrica para Sacramento e Conquista. Foi também de 1913 a 1938 geradora de energia para a sustentação do Bonde Elétrico que ligava a cidade à estação férrea do Cipó, aproximadamente 15 km. Foi construída por engenheiros/ empreiteiros alemães da firma Bomberg & Cia. todo o material para o seu funcionamento foi importado da Alemanha. Desativada em 1964 o fornecimento de energia para Sacramento e Conquista e até 1970 forneceu energia para a Vila Simpson depois disso ficou por muitos anos abandonada, sendo alvo de inúmeras depredações. Recentemente foi recuperada pelo Patrimônio Histórico Municipal. Junto à usina pode-se apreciar o ribeirão Borá com suas inúmeras cachoeiras.

Situado na região sudoeste do Estado, nos municípios de Sacramento, Delfinópolis e São Roque de Minas, o Parque Nacional da Serra da Canastra que abriga a nascente do rio São Francisco, no Vale dos Cândidos.

Localização

Localizada na microrregião de Araxá a 480km da capital. Seus limites são os municípios de Perdizes a norte, Araxá e Tapira a nordeste, São Roque de Minas e Delfinópolis a sudeste, Ibiraci a sul, os paulistas Pedregulho e Rifaina a sudoeste, Conquista e Uberaba a oeste e Nova Ponte e Santa Juliana a noroeste.

Acesso

Por terra: Na regiao situa-se a mais importante "encruzilhada nacional". Está sempre no "meio do caminho" para todos os percursos, especialmente em relaçao aos mais importantes centros emissores do país, tais como Sao Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia. Da mesma forma, se analisarmos a localizaçao a nível geográfico nacional, esta microregiao situa-se a meio caminho entre leste e o oeste, entre o sul e o Norte, entre o sudoeste e o nordeste e entre sudeste e noroeste. Poderíamos dizer mesmo que todos os caminhos nacionais passam pela micro-regiao. A BR-050 interliga o leste, especialmente Sao Paulo e Santos a Brasília, canalizando ainda todo o fluxo que vem do Rio de Janeiro e sul do país em direçao ao oeste e Norte brasileiros. A BR-262 parte de Vitória, no Espírito Santo em direçao ao oeste, passando por Belo Horizonte, Araxá, Sacramento, Uberaba, Uberlândia, ..., e Campo Grande, para no futuro atingir o Porto de Arica, no extremo norte Chileno, passando pela Bolívia e interligando também Peru. Quando concluída será de extraordinária importância econômica por ligar o Atlântico ao Pacifico, rasgando o Pantanal Mato-grossense.

Hotéis e Pousadas em Sacramento

Hotel Fazenda Portal da Canastra
Estrada Ecologica do Parque Nacional da Serra da Canastra, km 61
Hotel Fazenda Portal da Canastra
A partir de: R$ 320,00
Preços e Reservas Online
Reserva Online Hotel Fazenda Portal da Canastra no BookingPreços com desconto em vários sites de Reservas Online






Notícias, Reportagens e Artigos sobre Sacramento

Notícias > Turismo > Ecoturismo

Serra da Canastra, o encanto das  águas

Serra da Canastra, o encanto das águas

A região da Serra da Canastra, no sudoeste de Minas Gerais, possui algumas das mais deslumbrantes e desconhecidas paisagens do Brasil

Notícias > Turismo > Turismo cultural

A primavera chegou junto com o II Festival Musical em Jaguará (MG)

A primavera chegou junto com o II Festival Musical em Jaguará (MG)

A Estação das Flores chegou, trazendo colorido ao cerrado, canto as cigarras e pássaros, é o sinal que as chuvas estão chegando e prelúdio do II Festival Primavera Musical

Notícias > Turismo > Turismo de aventura

Minas Gerais tem destinos e atividades de aventura para todos os gostos

Minas Gerais tem destinos e atividades de aventura para todos os gostos

Conceição do Mato Dentro e Santana do Riacho abrem as portas para o Parque Nacional da Serra do Cipó e a Serra da Canastra completa o potencial de ecoturismo e turismo de aventura do estado

Notícias > Turismo > Turismo de aventura

9º Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura

9º Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura

Clube de Cicloturismo se prepara para o evento mais importante do ano. Serão quatro dias de imersão no mundo das viagens de bicicleta, com passeios, palestras, cursos e ainda lançamento de produtos e livro.

Notícias > Turismo > Encontros e eventos de turismo

Encontro para apaixonados por bicicleta acontece em Sacramento-MG

Encontro para apaixonados por bicicleta acontece em Sacramento-MG

A cada ano o evento é realizado num local diferente, sempre em regiões que tenham belas paisagens

Notícias > Turismo > Ecoturismo

3ª Cavalgada do Parque Náutico de Jaguará

3ª Cavalgada do Parque Náutico de Jaguará

Apos a Cavalgada com percurso de 18km, os cavaleiros se confraternizaram na praia do Hotel Jaguara as margens da represa, ao som da dupla de violeiros Thiago e Adriano de Uberaba