Santa Rita do Sapucaí



A data magna da cidade é o dia 22 de maio , festa da Padroeira, celebrada todos os anos com conotações religiosas, folclóricas e sócio-culturais. A padroeira, Santa Rita de Cássia, Santa italiana nascida nos século XIV, modelo de virtude e coragem, é o símbolo de mulher santarritense.

Destacam-se entre ilustres figuras da terra, o ex- Presidente da República e Ex-Governador do Estado, Dr. Delfim moreira da Costa; o Ex - Embaixador e Ex-Ministro da Justiça Dr. Olavo bilac Pinto; Benfeitora inesquecível Luzia Rennó Moreira (Dona Sinhá); Dr. José Francisco Rezeck, atualmente Juiz da Corte Internacional de Haia; Desembargador e Corregedor do Estado Dr. José Arthur CarvalhoPereira; Major Brigadeiro do Ar, Hermes Moreira; Dr. Olavo Bilac Pinto Neto, Deputado Estadual.

Santa Rita do Sapucaí foi fundada por uma família de portugueses, Sr. Manoel da Fonseca, sua esposa Dona Genoveva Maria Martins, o filho Antônio e sua filha menor Maria Rita ,que se instalaram às margens do Ribeirão do “Mosquito”.

Sairam eles de Olivença, uma dentre tantas cidades de portugual que formavam o “Contestado”, descontestes com a anexação da terra natal à Espanha.

Desembarcaram na cidade do Rio de Janeiro e foram ali recebidos por D. João VI que não se esquecera dos serviços prestados por Manoel da Fonseca, quando da invasão de Napoleão bonaparte a Portugal.

O Casal se instalou em Baependi e ali desenvolveu um comércio lucrativo, e quando soube das terras devolutas às margens do Sapucaí, serviran-se de recomendações do Imperador e, vendendo seus bens, rumaram com os filhos e escravos para tomar posse das terras, que ficavam nas margens do Rio Sapucaí. Sempre portando a santa de sua devoção (Santa Rita de Cássia), fundaram a freguesa que iria celebrar o nome da Santa.

Para cumprir a promessa, pedindo um milagre para salvar o chefe da família, doaram a santa oito alqueires de terra. Quatro anos após, falecido Manoel da Fonseca, sua Esposa Dona Genoveva consolidou a promessa mandando construir a capela onde foi celebrada a primeira missa.

No dia 22 de maio o Pe. Mariano Accionlli oficiava a 1ª missa e introfuzia a imagem que tão ciosamente trouxeram de Portugal, e estava fundada a freguesia de Santa Rita do Sapucaí.

Localização

Santa Rita do Sapucaí está localizada a 316km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através da Rodovia Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga Poços de Caldas - MG à Lorena - SP e Rodovia Fernão Dias, que liga São Paulo - SP à Belo Horizonte - MG.

Hotéis e Pousadas em Santa Rita do Sapucaí








Agências de viagens e turismo em Santa Rita do Sapucaí

Agencia de Turismo  Culturale

Agencia de Turismo Culturale

Centro - Santa Rita do Sapucaí/MG

Adonai Turismo

Adonai Turismo

centro - Santa Rita do Sapucaí/MG

Vide Brasil

Praça Santa Rita, 109 Sala 14
Centro - (35) 3471-3053

Vide Brasil

Praça Santa Rita, 109 Sala 14
Centro - (35) 3471-3053