Santo Antônio do Monte



Santo Antônio do Monte está inserida na região Centro-Oeste do estado de Minas Gerais e possui aproximadamente 30 mil habitantes. Tem como principal atividade econômica à produção de Fogos de Artifício (Ramo Pirotécnico) que garante emprego e renda a um expressivo contingente de trabalhadores, além de outros ramos dinâmicos nos setores da indústria e de serviços. Paralelo a essa produção industrial, há um importante setor agropecuário que contribui de forma eficaz para o desenvolvimento municipal.

Atualmente, o município desenvolve-se buscando equilibrar as necessidades do presente e a valorização do seu patrimônio cultural, referência importante sobre as histórias que antecederam ou acompanharam a formação da cidade. Estamos construindo uma visão que entende a importância da memória, do passado, nas projeções do presente e do futuro.

Praça Benedito Valadares: Situada na área central da cidade e também conhecida como “Praça da Estação” ou “Praça da Cultura”, a Praça Benedito Valadares, além de ser uma homenagem a um grande político mineiro é também local de extrema beleza e tranqüilidade. Com um vasto jardim, margeado por diversos bancos, a praça é composta por uma fonte luminosa e um tradicional e mineiríssimo coreto em sua parte central. Localizada ao lado da “Estação Cultura”, antiga Estação Ferroviária da cidade e, hoje, seda da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a praça recebe periodicamente eventos culturais, folclóricos, estudantis e sociais.

Praça Getúlio Vargas: Composta uma extensa área verde, a Praça Getúlio Vargas destaca-se por seu grande valor paisagístico e pela bela paisagem, composta por árvores de grande porte, plantas ornamentais e arbustos variados. A Igreja Matriz de Santo Antônio do Monte, localizada dentro da praça, dá um charme especial ao local, e a Fonte Luminosa encanta com seu jogo de águas e cores e dá o tom musical e festivo no centro da praça.

Praça Monsenhor Otaviano: Lugar de lazer e descontração, a Praça Monsenhor Otaviano é local de encontro de todas as idades. Localizada junto a Igreja Nossa Senhora da Rosário, a praça destaca-se por seus grandes jardins bem cuidados e pelo movimento diário de pessoas que por ali circulam. O busto erguido em homenagem a Monsenhor Otaviano, grande nome de Santo Antônio do Monte, encanta e dá o tom histórico e cultural no centro da praça.

Colégio Amâncio Bernades: O Colégio Amâncio Bernardes localiza-se na Praça Getúlio Vargas, na área central da cidade e conta um amplo acervo, destacando-se pela sua historia, assim como pelo mobiliário e estrutura arquitetônica.

Estação Cultural: A Estação Cultura está localizada na área central da cidade, sendo um dos mais importantes atrativos do município. O prédio, antiga estação ferroviária da cidade, encanta por sua arquitetura e mobiliário que preservam as suas características originais. No local, onde atualmente funciona a Secretaria municipal de Cultura e Turismo, podem ser visitados e analisados documentos antigos, fotos de políticos famosos, históricos da cidade, dentre outros.

Chalé Magalhães Pinto: Local de nascimento e moradia, de José de Magalhães Pinto, político santoantoniense de renome nacional, o Chalé Magalhães é um dos mais importantes atrativos culturais e históricos do município. Com uma arquitetura belíssima que preza pelos detalhes e pelo uso da madeiras talhada como parte de seus adornos, o casarão de serviu de sede de secretarias municipais e bibliotecas. Atualmente, está em processo de reforma, para, dentro em breve, abrigar o Museu Municipal e o Centro Turístico e Cultural de Santo Antônio do Monte.

Casarão Monsenhor Otaviano: Antiga moradia, de Monsenhor Otaviano, um grande líder religioso santoantoniense, o casarão é um local de muitas estórias. Em seu interior, encontrão – se os mobiliários e pertences de seu antigo morador e a sua arquitetura é um de seus principais destaques. O Casarão localiza-se na Praça Dom Viçoso, local de encontro de grupos religiosos e folclóricos da cidade, como os cortes e Moçambique que fazem o Reinado de Nossa Senhora do Rosário.

Biblioteca Pública “Bueno de Rivera”: Batizada com o famoso escritor local, Bueno de Rivera, destacam-se as instalações da biblioteca Pública Municipal, instalada na Rua Princesa Isabel, nº. 21, bairro Centro, com um acervo de 10 mil livros e computadores com acesso gratuito a internet. Bueno de Rivera era o nome artístico do mineiro e santoantoniense Odorico Bueno (1911-1982). Ele publicou três livros de poesia: Mundo Submerso (1944); Luz do Pântano (1948); e Pasto de Pedra (1971).

Regiões Turísticas

Localização

Santo Antonio do Monte está localizada a 194km da capital do estado.

Acesso

Por terra: Recentemente, com a finalização da MG -164, que corta a cidade, foi criado um anel rodoviário que possibilita as seguintes ligações: a BR-040 (BH -Brasília) a BR-262 – das proximidades de Pompeu até Bom Despacho; a BR-262 a MG-050 – passando por Bom Despacho, Pedra do Indaiá, Itapecerica; a MG-260 a BR-494 – Itapecerica, Carmo da Mata, Oliveira (BR-381); a BR-381/BR-494 a BR-265 – Oliveira, São Tiago, São João Del - Rei; e BR-265 a BR-040 (BH - Rio de Janeiro) – São João Del - Rei a Barbacena.

Hotéis e Pousadas em Santo Antônio do Monte








Agências de viagens e turismo em Santo Antônio do Monte

Carpe Diem - Turismo e Intercâmbio

Carpe Diem - Turismo e Intercâmbio

Nossa Senhora de Fátima - Santo Antônio do Monte/MG

 

Samtur Viagens e Turismo

Praça Getúlio Vargas 77 Sala 110
Centro - (37) 3281-1175

Samtur Viagens e Turismo

Praça Getúlio Vargas 77 Sala 110
Centro - (37) 3281-1175