São Vicente de Minas



A história do município está ligada à descoberta, por um empregado do fazendeiro Francisco José de Andrade e Mello, de uma imagem de São Vicente Ferrer, numa nascente d' água. O fazendeiro construiu, então, uma capela no local e logo se formou o povoado, ponto de encontro de tropeiros e mascates.

Em meados do século XIX, o padre João de Almeida Ramos, inaugurou a atual Igreja Matriz, tendo o povoado passado a São Vicente Ferrer, dois anos depois. Em 1832, foi realizada a primeira eleição da história de São Vicente de Minas.

Depois de pertencer a Aiuruoca e a Turvo (antigo nome de Andrelândia), o município foi finalmente emancipado em 1938, sob a denominação Francisco Sales, sendo composto pelos distritos da sede - Andradina e Carrancas. Após a emancipação desses distritos, em 1953, o município adquiriu sua denominação definitiva de São Vicente de Minas.

Atrativos da cidade:

  • Carnaval - o palco é montado na Praça Central e conta com shows e concursos de fantasias. A grande atração é o desfile de blocos que normalmente acontece no domingo de Carnaval.
  • Festa de São Vicente Ferrer: nesta festa, em geral, a Igreja promove leilão, com a presença de conjuntos musicais.
  • Festival de Música Popular - FESTIPOP: normalmente é realizada no mês de Maio, em comemoração ao dia do Padroeiro da cidade.
  • Festa do Espírito do Santo: acontece em uma Capela na zona rural no meio do mês de Maio, e é promovida pela Igreja Matriz de São Vicente Ferrer. A cidade recebe romeiros de toda a região. O ponto alto são as missas, leilões e as tradicionais barracas.
  • Exposição de Pequenos Animais - EXPAI: É a maior festa da cidade e inicia-se no feriado de Corpus Christ. Nesta festa há Torneio Leiteiro, Leilão de Gado, Exposição de Pequenos Animais, de Hortifrutigranjeiros e os maiores shows da região. Durante os 05 dias de festa o público estimado é de 30.000 pessoas.
  • Festa do Vicenciano Ausente: a festa mais tradicional acontece no segundo final de semana do mês de Julho. É a oportunidade dos vicencianos que não moram na cidade se confraternizarem.
  • Festa do Rosário: festa religiosa realizada pela Igreja Matriz São Vicente Ferrer. É a comemoração do dia de Nossa Senhora (12 de outubro).

Localização

São Vicente de Minas fica a 280km da capital, Belo Horizonte







Hotéis e Pousadas em São Vicente de Minas








Agências de viagens e turismo em São Vicente de Minas