Timóteo



Antes de 1800 a região hoje ocupada pelo município de Timóteo era densamente habitada pelos índios Borun do Watu, conhecidos pelos portugueses como botocudos. A chegada dos portugueses a região deu-se pelo Rio Doce. Eles vinham em busca de escravos e riquezas minerais.

O massacre sistemático dos índios começou no ano de 1808, quando D. João VI separou a região em divisões militares. O Município passou a pertencer a 4° divisão, denominada onça grande (atualmente Jaguaraçu), comanda pelo Francês Guido Marlière. O que se seguiu foi um dos maiores massacres indígenas da história do Brasil.

Em 1831 já não haviam mais indígenas, dando início a colonização pelos brancos. Neste ano o fazendeiro Francisco de Paula e Silva Santa Maria instalou-se na região. Em 9 de Abril de 1832 ele recebe uma carta de Sesmaria referente ao local denominado Ribeirão de Timóteo. Sua fazenda ficava na região do conhecida hoje como Alegre, aonde o referido ribeirão deságua no Rio Piracicaba. Ele se dedicava a roças e criação de gado. Com decorrer do tempo a Fazenda do Alegre passou a servir de apoio a embarcações que se dirigiam a Vila Rica e cidades vizinhas .

A partir deste núcleo original se formou a vila de Timóteo. Ela pertenceu à freguesia de Santana de Alfié, São Domingos do Prata e Jaguaraçu. Em 1938 a vila se torna distrito de Antônio Dias.

Nos Anos 40, o distrito sofre um surto de desenvolvimento impulsionado pela implantação da empresa ACESITA, hoje Arcelor Mittal Timóteo. Isto levou em 1947 a uma tentativa frustrada de emancipação. Em 1948 o município passa a pertencer a Coronel Fabriciano. Como lado negativo desta industrialização, tem-se a destruição da exuberante mata atlântica da região e a sua substituição intensiva por Eucalipto para produção de carvão vegetal.

Em 29 de Abril de 1964 o município é emancipado, tendo como seu primeiro prefeito o Sr. José Antônio de Araújo. Nas décadas seguintes tem-se o crescimento rápido do município acompanhado o crescimento da industria siderúrgica na região.

Arquitetura

  • Igreja de São José, localizada na Praça 1 ° de maio,
  • Igreja Matriz de São José do Bairro Timirim,
  • Igreja de São Sebastião de Timóteo,

Natural

  • Pico do Ana Moura
  • Projeto Oikós
  • Parque Estadual do Rio Doce

Cultural

  • Centro Cultural da Fundação Acesita
  • Centro de Estudos da Cultura Afro-brasileira - CECAB / Associação de Capoeira Lenço de Seda

Localização

Timóteo está localizada a 216km da capital do estado.

Hotéis e Pousadas em Timóteo

Green Valley Hotel
Alameda 31 De Outubro, 351 - Timoteo
Green Valley Hotel
A partir de: R$ 188,00
Estrelas: 3 estrelas
Ver fotosGreen Valley Hotel - Alameda 31 De Outubro, 351 - Timoteo
Preços e Reservas Online
Reserva Online Green Valley Hotel no Booking






Agências de viagens e turismo em Timóteo

Mayna Turismo

Rua 20 de Novembro, 171/Loja 2
Centro Norte - (31) 3848-3838

Platur Viagens

Avenida Jovino Augusto da Silva, 685 Loja 01
Bromélias - (31) 3848-2434