Ubá



Ubá é o segundo centro industrial da Zona da Mata, atrás de Juiz de Fora. A cidade possui pouco mais de 1000 estabelecimentos industriais de grande, médio e pequeno porte. Boa parte do PIB é representada pelo setor de serviços, mas a indústria desempenha o papel mais importante na economia do município, principalmente na fabricação de móveis e nas indústrias de vestuário e calçados.

A cidade é o maior pólo moveleiro do estado de Minas e o segundo do país, além de se firmar também como pólo regional de confecção. A cidade sedia uma das principais feiras de móveis do país, a FEMUR, e o Arranjo Produtivo Local (APL) do segmento moveleiro é referência nacional em organização e desenvolvimento.

Possui ainda APL's nos setores de confecções, no setor turístico e de fruticultura. Na agropecuária destacam-se a produção de cana-de-açúcar e a criação de galináceos.

A cidade conta com um importante centro comercial e prestador de serviços que não se restringe somente à sua microrregião, o que o faz atuar também nas microrregiões limítrofes de Viçosa e Cataguases. Atualmente se destaca a nível comercial na cidade, as lojas de móveis, de eletro-eletrônicos, de vestuários, de calçados, armarinhos e papelarias.

No setor de serviços a cidade possui uma grande oferta de lanchonetes, bares e restaurantes, havendo ultimamente uma expansão dos serviços hoteleiros. A característica principal do comércio e prestação de serviços local é não se limitar apenas à região central da cidade, mas estar presente por quase toda a sua totalidade urbana.

A cidade apresenta poucos recursos em termos de comunicação em massa. Conta com cinco emissoras de rádio e uma emissora de televisão (VHF). Porém, há um bom número de pequenos jornais editados semanalmente, além de revistas mensais.

O município possui um importante papel na segurança pública na Zona da Mata, pelo fato de sediar o 21º Batalhão da Polícia Militar, intitulado "Guardião da Zona da Mata". O batalhão é responsável pela segurança dos municípios situados nas microrregiões de Ubá e Viçosa. Pela existência do batalhão, a cidade possui companhias da polícia ambiental e rodoviária, além de sediar a 3ª Companhia de Bombeiro Militar do 4° Batalhão de Bombeiro Militar (sede em Juiz de Fora). A cidade conta também com uma Delegacia Regional de Segurança Pública.

Por estar localizada no centro da Zona da Mata Mineira, a cidade era chamada de "cidade dos viajantes", onde estes se reuniam e dela se locomoviam para as outras cidades da região. Em decorrência deste fato, a cidade acabou por concentrar órgãos públicos estaduais e federais, representando assim tanto a sua microrregião, assim como as microrregiões de Viçosa, Cataguases e Muriaé. Dentre vários órgãos públicos sediados na cidade, merece destaque o IEF (Instituto Estadual de Florestas) que mantém a sede regional da zona da mata em Ubá, assim como outros órgãos interligados e de apoio, como o COPAM (Conselho Estadual de Política Ambiental); o SEMAD (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável); e o IGAM (Instiuto Mineiro de Gestão das Águas).

A cidade possui um anel viário e conta com um aeroporto que passa por expansão, como meio de implemento aéreo subregional e fortalecimento do pólo moveleiro.

Regiões Turísticas

Localização

Ubá localiza-se a 290km da capital do estado, Belo Horizonte

Acesso

Por terra: As principais rodovias que cortam o município são a BR-265 e a MG-447

Hotéis e Pousadas em Ubá








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Ubá

Notícias > Turismo > Encontros e eventos de turismo

Festival turístico movimenta Minas Gerais

Festival turístico movimenta Minas Gerais

O evento tem como objetivo promover o desenvolvimento do polo turístico e cultural da Zona da Mata mineira

Notícias > Turismo > Turismo cultural

Minas Gerais recebe o maior Festival de Artes do Mundo em 2013

Minas Gerais recebe o maior Festival de Artes do Mundo em 2013

Berço de grandes personalidades culturais, a cidade de Ubá (MG) sediará a quarta edição do Festival Mundial da Arte pela Paz, em julho de 2013. E Festival é promovido pela Academia Internacional de Artes

Agências de viagens e turismo em Ubá

JORGINHO EXCURSOES

JORGINHO EXCURSOES

BAIRRO SANTA BERNADETE UBA - Ubá/MG