Ananindeua



Ananindeua é um município brasileiro do estado do Pará. Localizado na Grande Belém, é o segundo município mais populoso do Pará, e o terceiro da Amazônia. Sua população é estimada em 505.512 habitantes.

O nome Ananindeua é de origem tupi, deve-se a grande quantidade de árvore chamada Anani, uma árvore que produz a resina de cerol utilizada para lacrar as fendas das embarcações. A cidade é originária de ribeirinhos, começou a ser povoada a partir da antiga Estrada de Ferro de Bragança.

Originalmente considerada "cidade dormitório", apresentou um considerável desenvolvimento nos últimos anos, decorrente da falta de espaço para a construção de novas moradias em Belém. Teve seu maior incremento polpulacional a partir da construção ba BR-010 (Belém-Brasília)na década de 1960, na qual as industrias localizadas em Belém começaram a se estabelecer ao longo desta rodovia. Na década de 1970, inicia a construção do primeiro conjunto habitacional Cidade Nova, programa de habitação de ambito Federal, sob responsabilidade da Companhia Habitação do Estado do Pará (COAHB), foi uma espécie de ordenamento da periféria. A área foi adquirido aos poucos, pertencia em sua maioria a japones e nordestinos, que possuim hortas e granjas, a COHAB comprou os terrenos e foi inaugurando as Cidades Novas, que ao todo são 9 (nove). Depois foi inaugurado o conjunto Guajará, em seguida seria inaugurado o conjuto PAAR (Pará, Amapá, Amazonas e Roraima), no entanto, em sua fase final foi invadido por populosos e por um breve período da história do município foi considerado como a maior invasão da América Latina, hoje ele é considerado um conjuto habitacional. As margens desse processo, surgiram as áreas de invasões expontaneas, localizadas principalmente próximas aos conjutos habitacionais. hoje a area continetal de Ananindeua concentra mais de 90% da população do município.

A área insular de Ananideua, fica ao norte do município, sendo composta por 9 ilhas, são elas: Viçosa, João Pilatos, Santa Rosa, Mutá, Arauari, São José da Sororóca, Sororóca, Sassunema e Guajarina. É ´formada por inúmeros rios, com destaque para o Maguari, e furos, com destaque para o da Bela Vista e das Marinhas, e igarapés.

O Município possui 14 ilhas (9 ilhas ao todo)de natureza quase intocada que serve como um verdadeiro centro de reprodução de toda diversidade biológica da floresta Amazônica.

As ilhas de Ananindeua são quase todas habitadas. São pequenos povoados habitados por homens, mulheres e crianças que vivem na rotina do encher e ser das águas do Rio Maguari. Em cada um destes povoados é possível encontrar uma igreja, um campo de futebol, uma pequena escola e muito verde. A estrada do povo ribeirinho é o próprio rio e o seu meio principal de locomoção são as canoas e os “pô-pô-pôs”, que levam e trazem o produtor, o aluno, o professor e o visitante pelos caminhos de rio.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através da rodovia BR-010

Hotéis e Pousadas em Ananindeua

Hotel Riviera D'Amazonia
Rod. Mário Covas, 1228
Hotel Riviera D'Amazonia
A partir de: R$ 149,00
Estrelas: 3 estrelas
Ver fotosHotel Riviera D'Amazonia - Rod. Mário Covas, 1228
Preços e Reservas Online
Reserva Online Hotel Riviera D'Amazonia no Booking






Notícias, Reportagens e Artigos sobre Ananindeua

Notícias > Turismo > Qualificação e certificação em turismo

Programa Próximo Passo forma 280 profissionais para a área de turismo no Pará

São 235 mulheres e 45 homens capacitados para as funções de cozinheiro, garçom, recepcionista, mensageiro e agente de viagem, que agora podem ocupar vagas no mercado de trabalho.

 

Agências de viagens e turismo em Ananindeua

Guainumby Turismo

Guainumby Turismo

Coqueiro - Ananindeua/PA

 

Bom Pastor Turismo

Estrada da Providência 102
Coqueiro - (91) 3273-1295

Castanheira

Cidade Nova Iv We 21 142 Sala 04
Coqueiro - (91) 3263-9573

Veja todos as agências de turismo