Breu Branco



O nome da Vila de Breu Branco é originário pela grande quantidade de árvores que produz a resina utilizada na fabricação do breu e que se encontra em grande quantidade naquela região. A elevação de Breu Branco à categoria de município é o resultado das lutas da comunidade. Na sua antiga condição de vila não tinha poder para influir nas decisões referentes ao seu destino. À distância do município mãe, cerca de 25km, dificultava a comunicação, inviabilizando diversos benefícios para a vila.

A cidade foi erguida a partir da doação da Eletronorte de algumas casas de madeira para a população. Cerca de 1.200 pessoas foram transferidas para essas habitações, dando origem ao município, localizado a margem direita da margem da Hidrelétrica de Tucuruí.

O município de Breu Branco foi criado através da Lei nº 5.703 de 13 de Dezembro de 1991, sancionada pelo então governador Dr. Jáder Fontenelle Barbalho, e tendo sido desmembrado dos municípios de Tucuruí, Moju e Rondon do Pará com sede na localidade de Breu Branco, que passou à categoria de cidade, com a mesma denominação.

Sua instalação aconteceu no dia 1º de janeiro de 1993, com a posse do prefeito, do vice-prefeito e vereadores eleitos no Pleito Municipal de 3 de outubro de 1992.

Localização

Breu Branco está localizada a 419km da capital do estado.

Hotéis e Pousadas em Breu Branco








Agências de viagens e turismo em Breu Branco

Izabel Turismo

Rodovia PA 263, S/ Km 06
Industrial - (DDD) 3786-1128

Izabel Turismo

Rodovia PA 263, S/ Km 06
Industrial - (DDD) 3786-1128