Viaje quase de graça com Milhas Aéreas

Óbidos

Típico interior



Para chegar em Óbidos, só de avião ou de barco. O município, é típico do interior, onde a praça com sua igreja matriz ainda é o ponto de encontro de todos. Em Óbidos, a vida corre mansa. Logo cedo, no porto da cidade, pode-se ver o vai e vem dos moradores, que vivem basicamente da pesca, bastante generosa na região. Também no trapiche sabe-se das pessoas que chegam e que saem nas muitas embarcações que sobem ou descem o majestoso Rio Amazonas. Para quem está de passagem pela cidade, uma dica: não esquecer da máquina fotográfica quando for ao porto. Por lá é comum ver os botos de passeio pelas águas, rodeando as embarcações, uma cena inesquecível e de grande beleza.

O povo de Óbidos também é um capítulo a parte. Os que lá nascem são chamados de "fivelas" por causa do desenho que o Rio Amazonas forma em frente à cidade. Alegres e acolhedores, eles costumam sentar à porta de suas casas para passar o tempo em conversas de fim de tarde. Nos rostos, os "fivelas" carregam os traços portugueses e algumas vezes indígenas, uma miscigenação que rendeu aos obidenses uma cultura vasta e alguns filhos ilustres e de destaque no cenário nacional. Na literatura, só para citar alguns, temos o jornalista, educador, escritor e crítico literário José Veríssimo de Matos e o romancista, jurista e tratadista Herculano Marcos Inglês de Souza.

Essa diversidade artística e natural obidense pode ser vista ao longo do ano em diversos eventos, como o tradicional Festival do Jaraqui (uma das muitas espécies de peixes da Amazônia, muito comum em Óbidos), que acontece no mês de maio. Em julho, há o Círio de Sant"Ana, uma festividade de origens portuguesas e que tem início no segundo domingo e só termina no final do mês, com novenas e arraial. Em outubro, acontece o Festival Folclórico, com apresentações de danças como o lundu, o xote, o carimbó, bois-bumbá e os cordões de pássaro. Mas a grande atração festiva de Óbidos acontece durante o período carnavalesco, considerado um dos mais animados do Pará.

Texto: Governo do Pará

Regiões Turísticas

Localização

O município pertence a messoregião do baixo Amazonas e a microregião do Óbidos, localiza-se no Oeste do Pará, na região da Calha Norte, à margem esquerda do Rio Amazonas. Está a 1.100 km de distância de Belém por via fluvial.

Acesso

Por Água: O acesso pode ser feito a partir de barcos que saem de Belém.

Por Ar: Aeroporto Internacional de Belém. Vôos de Belém até Santarém, a partir daí é preciso contratar um serviço de traslado.

Notícias, Reportagens e Artigos sobre Óbidos

Blogs > Brasilzão > Boletins

Óbidos ou Óbidos? Óbidos!

Óbidos ou Óbidos? Óbidos!

Óbidos, cidade paraense às margens do rio Amazonas

Blogs > EcoFotos > Viagens Nacionais

Santarém, Monte Alegre, Alenquer e Óbidos

Santarém, Monte Alegre, Alenquer e Óbidos

O estado do Pará encanta pelas suas belezas naturais e pela forte influência indígena, quer seja na culinária ou nos traços fortes dos caboclos que habitam as regiões ribeirinhas.

Hotéis e Pousadas em Óbidos

Hotel Amazônia Center

Trv. Dr. Machado
Óbidos - 1591239915

Hotel Amazonia Center

RUA: Deputado Raimundo Chaves 55
Óbidos - 9335471815

Agências de viagens e turismo em Óbidos

Pauxis Viagens e Turismo

Travessa Lauro Sodre
Centro - (93) 3547-1203

Pauxis Viagens e Turismo

Travessa Lauro Sodre
Centro - (93) 3547-1203