São Félix do Xingu



As origens de São Félix estão intimamente ligadas ao município de Altamira. Em 14 de abril de 1874, por meio da Lei nº 811, foi criado o município de Sousel, do qual Altamira fazia parte. Na primeira década do Século XX, o governo desmembrou aquele município, criando o de Xingu, com sede em Altamira.

Conforme divisão territorial, com data de 31 de dezembro de 1936, Xingu compunha-se de onze distritos: Altamira, Novo Horizonte, São Félix, Porto de Moz, Tapará, Vilarinho do Monte, Veiros, Aquiqui, Sousel, Alto Xingu e Iriri.

Pelo disposto no decreto-lei nº 2.972, de 31 de março de 1938, foi mudado o topônimo do Município de Xingu para Altamira, que passou a ser formado por dois distritos: Altamira e Novo Horizonte (zonas de Novo Horizonte e São Félix). Tal situação foi confirmada por meio do decreto-lei nº 3.131, de 31 de outubro de 1938, que estabelecia a divisão territorial do estado para o período de 1939-1943.

Na divisão territorial do estado, fiada pelo decreto-lei nº 5.505, de 30 de dezembro de 1943, Altamira mantinha-se com dois distritos: o de Altamira e o de Gradaús (ex-Novo Horizonte).

Em 29 de dezembro de 1961, durante o governo de Aurélio do Carmo, por meio da Lei nº 2.460, foi criado o município de São Félix do Xingu, com área desmembrada do município de Altamira.

Com as Leis de número 5.449 e 5.455, de 10 de maio de 1988, São Félix do Xingu teve seu território desmembrado para criar os municípios de Ourilândia do Norte e Tucumã.

São Félix do Xingu e rodeado por vários rios, os dois principais que cercam a cidade são os rios Fresco e o rio Xingu que são ótimas atrações turísticas. Estes também são usados para pesca e transporte no período da cheia.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através da rodovia PA-279







Hotéis e Pousadas em São Félix do Xingu








Notícias, Reportagens e Artigos sobre São Félix do Xingu

Notícias > Ambiente > Agressões ambientais

Incêndios em área de proteção ambiental no Pará sobem 60% em um ano desmatamento

Incêndios em área de proteção ambiental no Pará sobem 60% em um ano desmatamento

O número de focos de incêndio no interior da Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu, em São Félix do Xingu, no sudeste do Pará, este ano supera em 60% os registros de queimadas na região no período de seca no ano passado

Notícias > Ambiente > Ações ambientais

Programa busca conter avanço do desmatamento causado pela pecuária na Amazônia

O projeto piloto abrangerá cerca de 19 mil propriedades rurais de seis municípios paraenses

Notícias > Turismo > Transporte aéreo

Aeroporto de São Félix do Xingu/PA terá pista de 1.600 metros

O aeroporto atual já não comporta o crescente movimento de aeronaves pequenas e médias, que pousam e decolam diariamente.

Notícias > Ambiente > Ações ambientais

Projeto quer reduzir degradação ambiental em São Félix do Xingu

Trata-se de Um projeto piloto de Redução de Emissão de Gases do Efeito Estufa por Desmatamento e Degradação Florestal

Agências de viagens e turismo em São Félix do Xingu