Cabaceiras

Roliúde Nordestina



Cabaceiras, situada no Cariri paraibano, é hoje um dos principais roteiros turísticos da Paraíba.
Com apenas 4.240 habitantes, a pacata cidade viu seu destino mudar quando os diretores de cinema perceberam que sua localização geográfica reúne as melhores condições naturais no Brasil para a realização de um filme. Isso porque Cabaceiras é considerada a cidade onde menos ocorre precipitação pluviométrica no país, ou seja, é uma cidade onde o sol está sempre em alta e o céu com pouquíssimas nuvens, o que garante maior tempo de filmagens e com uma melhor qualidade por oferecer luz natural por mais tempo. A fama de ser a cidade do cinema vem servindo como impulso não somente para as artes, mas para a economia de toda a região. O letreiro com os dizeres Roliúde Nordestina atraiu o olhar de turistas de todo o país e até do exterior. Em Cabaceiras já foram realizados 18 filmes brasileiros, sendo o primeiro deles em 1924, intitulado A Ferração dos Bodes. A lista inclui Cinema, Aspirinas e Urubus, Canta Maria, Auto da Compadecida, Eu Sou o Servo, São Jerônimo, Viva São João, O Romance de Tristão e Isolda, entre outros.

Localização

Está a cerca de 300 metros acima do nivel do mar e localizada na área mais baixa do Planalto da Borborema,na região dos cariris velhos a 180 km de João Pessoa e 50 km de Campina Grande.







Hotéis e Pousadas em Cabaceiras








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Cabaceiras

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Programa Câmera Record desta sexta-feira traz reportagens sobre cidades paraibanas

A cultura, tipos folclóricos, particularidades locais e o regionalismo da Paraíba voltam a ser destaques na programação da Tv Record

 

Agências de viagens e turismo em Cabaceiras