Cajazeiras



Cajazeiras é um dos maiores e mais ricos municípios da Paraíba. Situado na extremidade ocidental do estado. Cajazeiras é atualmente a cidade que mais cresce na Paraíba segundo o IBGE.

A cidade possui clima interiorano, com suas praças bem cuidadas, coretos e igrejas. É especialmente movimentada pela manhã, quando muitas pessoas das cidades vizinhas vem à cidade acessar serviços bancários, do comércio e da Prefeitura.

Foi exatamente a árvore cajazeiras que deu origem ao nome da Fazenda Cajazeiras e conseqüentemente ao município. A área foi concedida ao pernambucano Luiz Gomes de Albuquerque pelo governador da Capitania, Jerônimo José de Melo.

Conforme documentos do final do século XVIII, o governador da Capitania, Luiz Antônio Lemos Brito, concedeu por sesmaria a Francisco Gomes Brito e José Rodrigues da Fonseca as terras que margeavam a Lagoa de São Francisco. As sobras das mesmas terras eram concedidas, após 13 anos, a Luiz Gomes de Albuquerque, justamente o pai de Ana Francisca de Albuquerque, depois conhecida como Mãe Aninha, a mãe de Inácio de Sousa Rolim, o padre Rolim. Do casamento com Ana e Vital de Sousa Rolim, nasce Inácio, no Sítio Serrote, no dia 22 de agosto de 1800. No mesmo ano, começa a construção da casa da família Rolim no Sítio das Cajazeiras, Luiz Gomes fez doação do sítio à filha Ana de Albuquerque que, quando contraiu o seu matrimônio com Vital de Souza Rolim, transformou a localidade em uma grande fazenda de gado.

Às margens do rio que atravessava a fazenda construíram, no ano de 1804, uma casa conhecida como "A Casa Grande da Fazenda". Próximo ao local, foi feito um reservatório d’água denominado de "Açude Grande" que destinava-se ao abastecimento dos moradores e para a criação de animais.

Numa pequena colina, percebiam-se as manifestações de uma comunidade às vistas de um reservatório d'água, até hoje chamado de "Açude Grande".

No ano de 1915 houve uma grande seca, sendo necessário a ampliação do açude. Ana de Albuquerque iniciou a construção da Capela de Nossa Senhora da Piedade, da qual era devota, no ano de 1834.

A pequena Capela que foi construída por "Mãe Aninha" (Ana de Albuquerque, mãe do Padre Rolim) veio a ser a catedral do bispado, cuja padroeira era Nossa Senhora da Piedade, hoje Matriz de Nossa Senhora de Fátima. O 1º Vigário foi padre José Tomaz de Albuquerque e o 1º bispo foi dom Moisés Coelho, que tomou posse no dia 29 de junho de 1915.

O casal também teve outros filhos, mas foi Inácio que se destacou e pela inteligência e pelo espírito visionário,depois de ter recebido os princípios da sua formação na cidade do Crato-CE, ele se ordena sacerdote em setembro de 1825, em solenidade presidida por Dom Tomaz de Noronha, no Palácio Episcopal de Olinda-PE.

As origens da cidade estão ligadas à "Escolinha de Serraria", criada por volta de 1829, numa casa de madeira, pelo padre Inácio de Souza Rolim, e que após quatro anos, começou a crescer em Cajazeiras - terra natal do mestre - e foi escolhia para receber as bênçãos de um educador preocupado em conscientizar os seus alunos para novos caminhos, embasados política, cultural e religiosamente. Sete anos depois, a escolinha se muda para um prédio maior, de alvenaria, e começa a atrair alunos de vários Estados do Nordeste do Brasil.

Foi no ano de 1843 que o Padre Rolim, ergueu uma "Casa Escola" na fazenda dos seus pais, mais tarde denominada de colégio, que começou a atrair estudantes de vários municípios circunvizinhos e até de outras províncias, inclusive, em regime de internado, como o Padre Cícero, do Juazeiro do Norte, conhecido missionário.

Outras personalidades estudaram e passaram a morar nas imediações do colégio, sendo esse o motivo pelo qual costuma-se dizer que Cajazeiras é a terra que ensinou a Paraíba a ler. Foram as moradias construídas perto do colégio que deram origem ao município de Cajazeiras, fundado pelo Padre Inácio de Souza Rolim em 22 de agosto de 1863.

O Colégio funcionou no mesmo prédio onde foi instalada a Escola Normal criada em 1836, hoje Colégio Nossa Senhora de Lourdes.

No dia 20 de junho de 1864 foi instalado oficialmente o primeiro governo municipal assumindo o comando cajazeirense o vereador-presidente da Câmara, padre José Tomaz de Albuquerque.

De acordo com relato do historiador Deusdedith Leitão, antes mesmo que conquistasse a sua desejada autonomia a cidade de Cajazeiras já experimentara relativa projeção no cenário político da província, ao eleger o bacharel Manoel de Sousa Rolim como deputado na legislatura de 1844 a 1845. Contudo, limitava-se à representação do distrito à Câmara Municipal de Sousa, de cujo poder participou como representante dos cajazeirenses, o futuro comandante Vital de Souza Rolim.

Na condição de vereador e representante do distrito junto à Câmara Municipal de Sousa coube a Vital Rolim (neto do fundador) instalar em 20 de junho de 1864 o município de Cajazeiras, que fora criado pela lei provincial de número 92 de 23 de novembro de 1863 cujo destino político e administrativo era confiado à Câmara Municipal também instalada no mesmo dia, sob a presidência do benemérito sacerdote cajazeirense Padre José Tomaz de Albuquerque que fora igualmente o primeiro vigário da paróquia.

No período de 12 anos que Cajazeiras passou como vila, um dos mais agitados politicamente, foi marcada por episódios que inquietaram a sua gente e concorreram para desencadeamento de fatos, como o brutal assassinato do tabelião Leandro Soares.

Esse período marcava os desencontros entre liberais e conservadores que, inclusive, chegaram a motivar a intervenção oficial feita pelo barão de Maraú.

No dia 10 de julho de 1876 pela Lei de n o 616 foi elevada à categoria de cidade a então Vila de Cajazeiras.

Apesar de Cajazeiras ter duas importantes datas na sua história, a Câmara Municipal, no ano de 1948 aprovou um projeto de Lei de autoria do então vereador Geminiano de Sousa que estabelecia o dia 22 de agosto, dia do nascimento do Padre Inácio de Souza Rolim, para ser comemorado o dia da cidade, que foi transformado em feriado municipal.

Regiões Turísticas

Localização

Cajazeiras está localizada a 477km da capital do estado.

Hotéis e Pousadas em Cajazeiras

Oasis Hotel Cajazeiras
Av. Comandante Rolim, 1400
Oasis Hotel Cajazeiras
A partir de: R$ 130
Estrelas: 3 estrelas
Ver fotosOasis Hotel Cajazeiras - Av. Comandante Rolim, 1400
Preços e Reservas Online
Reserva Online Oasis Hotel Cajazeiras no Booking






Notícias, Reportagens e Artigos sobre Cajazeiras

Notícias > Turismo > Turismo cultural

Festa Junina, comidas típicas e quadrilhas são atrações na Paraíba em junho

Festa Junina, comidas típicas e quadrilhas são atrações na Paraíba em junho

Trinta dias de forró, comidas típicas, apresentação de quadrilhas, shows de artistas e bandas regionais e nacionais. É assim o mês de junho na Paraíba, quando os 223 municípios do Estado se mobilizam para realizar as Festas Juninas

 

Agências de viagens e turismo em Cajazeiras

SERPAM TURISMO

SERPAM TURISMO

JARDIM OASIS - Cajazeiras/PB

 

Mavitur Turismo

Calçadão Tenente Sabino, 02
Centro - (83) 3531-4225

Mavitur Turismo

Calçadão Tenente Sabino, 02
Centro - (83) 3531-4225