Guarabira



Guarabira, berço das garças azuis, como a chamavam os índios potiguara.
Ou Guarabira, a Capital dos Discos Voadores, título dado pelo fantástico, da rede Globo.

Também podemos chamá-la Guarabira, a cidade do povo do bem, acolhedora, viva e inquieta.

Esta cidade, a quem o padre Luís Santiago batizou com a toponímia tupi-guarani de Morada das Garças, é privilegiada, até, em sua localização geográfica.

Situa-se a menos de 100 km da João Pessoa, capital do estado da Paraíba; a 100 km de Campina Grande, maior cidade do interior do Nordeste; a 198 km de Natal, a capital do Rio Grande do Norte; e a menos de 250 km de Recife, a capital de Pernambuco.

Encravada na Microregião do Piemonte da Borborema, ao pé da Cordilheira do mesmo nome, Guarabira é circundada por este gigante geográfico, num afetuoso e magnífico abraço verde.

É chamada Rainha do Brejo, pelo fato de ser a principal cidade-pólo de um região que se caracteriza pela regularidade de chuvas.

A economia local é baseada, principalmente, no comércio. As confecções destacam-se no setor industrial.

A área de serviços está ampliando sua importância na balança comercial.
A agricultura ainda é predominantemente de subsistência. A pecuária supre o consumo local.

A avicultura se destaca como a atividade econômica que mais cresceu nos últimos 10 anos. A empresa Guaraves, uma das maiores do Nordeste, é o nosso exemplo vivo.

Um batalhão da Polícia Militar com efetivo de 400 homens, garante a segurança da cidade, que ainda dispões de três delegacias da Polícia Civil. Guarabira é sede da 3ª Superintedência da Polícia Civil da Paraíba.

O município é servido por linhas telefônicas que ligam as áreas urbana e rural ao Brasil e ao mundo. Na área urbana, um orelhão é encontrado a cada 200 metros.

Nossa Senhora da Luz é a padroeira de Guarabira. A imagem original foi trazida de Portugal, em 1755, pelo português Antonio da Costa Beiriz, um dos pioneiros da cidade.

Guarabira possui um teatro moderno, uma galeria de arte , museu sacro e centro de documentação.

O Memorial Frei Damião foi construído num programa de parceria da Prefeitura com a Diocese. A estátua do capuchino tem 33 metros de altura. O conjunto arquitetônico do memorial inclui uma via sacra, igreja e a infra-estrutura receptiva para turistas.

O Campus Universitário da UFPB - Universidade Estadual da Paraíba - oferece os cursos de Direito, Geografia, Letras e História.

Regiões Turísticas

Localização

Guarabira está localizada a menos de 100km da capital do estado.

Hotéis e Pousadas em Guarabira








Agências de viagens e turismo em Guarabira

Mdm Viagens e Turismo Ltda

Rua Cônego João Gomes Maranhão, 25
Centro - (83) 3271-1870

Mdm Viagens e Turismo Ltda

Rua Cônego João Gomes Maranhão, 25
Centro - (83) 3271-1870