Lucena



A primeira cidade do litoral norte paraibano, rica em inúmeros atrativos naturais, histórico- culturais capazes de atrair diversos turistas de várias localidades do mundo em todas as estações do ano. Tradicionalmente conhecida pelos eventos que realiza, sendo o carnaval de maior representatividade no calendário turístico municipal. Durante 5 dias a cidade fica inteiramente lotada de turistas, a quantidade de visitantes chega a ser 3 vezes maior que a da população local.

Os potenciais turísticos são vários. Uma característica muito peculiar da cidade é o mar tranqüilo, com poucas ondas. Ao longo dos 15 km de faixa de praias , encontram-se as seguintes: Costinha, Fagundes, Gameleira, Ponta de Lucena, Lucena, Camaçari e Bonsucesso. Nestas é possível observar uma mistura entre areia clara e escura durante toda a faixa, ainda é notada a forte presença de águas azuis e esverdeadas, reina também os coqueiros que chamam a atenção pela sua altura e beleza.

Há também os mangues e manguezais e as lagoas naturais como as do Mangue da Capivara e dos Homens. Além desses, há os rios e as falésias localizadas na praia de Bonsucesso. Existem locais adequados para mergulho, canoagem e diversas outras modalidades de esportes náuticos.

Outro atrativo muito procurado pelos admiradores de esportes e aventura são as trilhas ecológicas ; existem várias, muitas até mesmo com mata atlântica natural e lagoas com águas transparentes. As trilhas podem ser feitas a pé, moto, bicicleta e inclusive carro.

A certa distância da praia de Lucena, muito próximo ao Rio Miriri (local de encontro com o mar) são encontradas pedras e água escura devido ao rio. Cruzando um trecho raso do rio e caminhando mais 300 metros é fácil de conhecer as ruínas da Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso , sendo um bem tombado pelo IPHAEP. Outro importante atrativo histórico-cultural é o Santuário de Nossa Senhora da Guia , distante cerca de nove quilômetros do centro da cidade, foi construído sobre um penhasco com total visão para a foz do Rio Paraíba.

As manifestações tradicionais e populares são muitas. A festa de Nossa Senhora da Guia, realizada no mês de dezembro em Costinha, dividida em parte religiosa e profana. No mês de março, acontece a tradicional festa de São José em Fagundes. Em junho, celebra-se a festa de Santo Antônio em Gameleira, São Pedro em Costinha e Lucena e Sagrado Coração de Jesus, o padroeiro da cidade. No mês de dezembro, a comunidade de Ponta de Lucena realiza a festa de Nossa Senhora da Conceição.

Regiões Turísticas

Localização

Localiza-se a 48km da capital, João Pessoa.

Acesso

Por terra: Existem duas alternativas de acesso para se chegar ao município de Lucena. A primeira, através da BR-101/PB-025 e a segunda, pela BR-230, sentido João Pessoa/Cabedelo, complementado com os serviços fluviais de ferry-boat, que têm capacidade para 383,4 toneladas (250 pessoas, 50 automóveis ou 10 caminhões), onde estes são prestados diariamente de hora em hora com desembarque na praia de Costinha.

Por água: Outra opção é o “barcônibus”, uma invenção paraibana, tal engenharia é uma carroceria de ônibus em cima de um barco. A capacidade é de 80 passageiros e 2 tripulantes. O horário de funcionamento é de domingo a domingo, inclusive feriados, das 7 horas da manhã até as 9 horas da noite.







Hotéis e Pousadas em Lucena

Costa Brava Praia Resort
Rua Angelo Custodio da Cruz 580
Costa Brava Praia Resort
A partir de: R$ 190
Estrelas: 4 estrelas
Ver fotosCosta Brava Praia Resort - Rua Angelo Custodio da Cruz 580
Preços e Reservas Online
Reserva Online Costa Brava Praia Resort no Booking
Pousada Lazer Do Sol
Rua Eugenio de Souza Falcao, 479
Pousada Lazer Do Sol
A partir de: R$ 165
Ver fotosPousada Lazer Do Sol - Rua Eugenio de Souza Falcao, 479
Preços e Reservas Online
Reserva Online Pousada Lazer Do Sol no Booking






Agências de viagens e turismo em Lucena