Piancó



Em 1810, precisamente no dia 18 de setembro, Francisco Dias Gomes, senhor da casa da Torre e proprietário a mais de três décadas de uma fazenda de gado existente na referida localidade, denominada Pinho Sol, cedeu boa parte dessas terras para formar o patrimônio da primeira igreja, dedicada a Santo Agostinho, erguida às margens do Rio Piancó, com uma arquitetura invejável, mantida até os dias atuais. Representou o doador durante o ato jurídico de transferência de bens, o Mestre de Campo Pedro Alves Cabral (filho do fundador da povoação Francisco de Paulo) e como curador e administrador da beneficiária o Sargento-Mor Manuel da Silva Passos. Esse acontecimento é tido como o marco oficial da oficialização da fundação de Piancó, motivo pelo qual a data é anualmente lembrada com diversas comemorações.

A emancipação política foi conquistada em 11 de novembro de 1871, recebendo a denominação de Vila Constitucional de Santo Antonio de Piancó. Sua instalação oficial se deu no dia 2 de maio de 1832. Já a Comarca foi criada pela lei provincial 250, de 9 de outubro de 1884, suprimida por decreto de 17 de abril de 1890 e restaurada pela lei nº 8, de 15 de dezembro de 1892. O retrocesso voltou a ser registrado pôr pouco tempo, no ano de 1916, quando nova supressão veio a ocorrer por iniciativa do Padre Otaviano, chefe de política dominante, em represália ao Juiz de Direito da época, que acabou removido, trazendo em conseqüência a normalização do trabalho forense.

Localização

Piancó está localizada a 395km da capital do estado.

Hotéis e Pousadas em Piancó








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Piancó

Notícias > Turismo > Cursos, palestras, seminários de turismo

Sistema FAEPA-SENAR realiza o 3º Seminário de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Rural no Vale das Águas

Sistema FAEPA-SENAR realiza o 3º Seminário de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Rural no Vale das Águas

Em sua 3ª edição, o evento contará, além da Caminhada da Serra da Furada, com um workshop de escalada e observação astronômica

 

Agências de viagens e turismo em Piancó

Vieira Viagens e Turismo

Rua Adalberto Lopes Filho 210
Centro - (83) 0000-0000

Vieira Viagens e Turismo

Rua Adalberto Lopes Filho 210
Centro - (83) 0000-0000