Almirante Tamandaré



A história do município de Almirante Tamandaré começou quando os primeiros habitantes foram os índios Tingüis. Em 1680 o capitão Salvador Jorge Velho fez "Descoberto da Conceição" (lavra de ouro) no Distrito de Campo Magro. A primeira denominação que se deu ao lugar foi Nossa Senhora da Conceição do Cercado. Com este nome o povoado foi elevado à categoria de Freguesia em 10 de maio de 1873, através da lei nº 438. Em pouco tempo ganhava a distinção de vila pela lei provincial nº 957, de 28 de outubro de 1889, ano primeiro da república brasileira, tendo sido o último município criado no Paraná ainda em tempos de Império. Em 9 de janeiro de 1890 recebe a denominação atual, uma homenagem ao almirante Marquês de Tamandaré.

A história do lugar se perde no tempo e no espaço. Seus habitantes iniciais e fundadores foram homens que perlustraram o primitivo planalto do Paraná, não muito tempo depois que Gabriel de Lara, o Capitão Povoador, se estabeleceu em Paranaguá.

Da mesma forma que tantos outros municípios circunvizinhos, Almirante Tamandaré originou-se das entradas e bandeiras organizadas por portugueses, vicentistas e paulistas, com o objetivo de encontrar ouro e prear índios.

Do início da década de 1930 até meados de 1956, Almirante Tamandaré passou por conturbado período político-administrativo. O decreto estadual nº 1.702 de 14 de julho de 1932 suprimiu a vila de Tamandaré que passou a fazer parte do município de Rio Branco do Sul, sendo restaurado posteriormente, mas na divisão administrativa de 31 de dezembro de 1937, Almirante Tamandaré pertencia ao termo e comarca de Curitiba.

O golpe mais duro na história tamandareense foi à extinção do município através do decreto-lei nº 7.573, de 20 de dezembro de 1938, sendo o seu território integrado ao de Curitiba, com a mudança de nome, passou a se chamar Timoneira, e alguns anos mais tarde integrava o município de Colombo.

Somente em 24 de março de 1956, através da lei nº 2.644, sancionada pelo governador Moisés Lupion, a localidade voltou à condição de município, tendo restaurado, a sua antiga denominação de Almirante Tamandaré. Nesta última fase administrativa, o primeiro prefeito foi o Sr. João Batista de Siqueira.

Localização

Almirante Tamandaré está localizada a 15km da capital do estado.







Hotéis e Pousadas em Almirante Tamandaré

Curitiba Eco Hostel
R: Luiz Tramontin, 1693, Campo Comprido
Curitiba Eco Hostel
Ver fotosCuritiba Eco Hostel - R: Luiz Tramontin, 1693, Campo Comprido






Agências de viagens e turismo em Almirante Tamandaré