Astorga



O município de Astorga é o que se pode chamar de uma das realizações vitoriosas da Companhia de Terras Norte do Paraná, que colonizou quase todo o novo norte paranaense. Em 1945, a companhia organizou um loteamento em uma área de 8 alqueires, que deu origem a cidade de Astorga. Os primeiros moradores de Astorga foram Antenor Domingues Moraviski, que veio com sua mulher e sete filhos, juntamente com o casal Miguel Francisco da Costa e esposa. A Lei Estadual nº 02, de 10 de outubro de 1947, criou o Distrito Administrativo de Astorga, no município de Arapongas. O município foi criado em 14 de novembro de 1951, através da Lei Estadual nº 790, com território desmembrado de Arapongas. A instalação deu-se em 14 de dezembro de 1952. O nome da cidade de Astorga foi dado pelo engenheiro e agrimensor de origem russa, Wladimir Babkov. Babkov chegou ao Brasil na década de trinta e prestou valiosos serviços à nação através da Companhia de Terras Norte do Paraná. O nome Astorga, segundo Wladimir Babkov, foi escolhido após girar um globo terrestre e parar com o dedo indicador sobre o nome Astorga, na Espanha, no continente europeu.

Fundada em 14 de novembro de 1951, foi elevado a município em 14 de dezembro de 1952, sendo desmembrado de Arapongas. O nome da cidade é uma homenagem à homônima espanhola.

Muitas controvérsias versam o nome de Astorga, mas a mais aceita e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é que a origem do nome Astorga constituiu homenagem ao General Ascoot, um dos diretores da Companhia de Terras Norte do Paraná, natural do Condado de Astorga na Inglaterra.

Detalhe, Astorga foi reconhecida como município no mesmo dia, mês e ano que Cascavel, Toledo e Paranavaí, ou seja, 14 de dezembro de 1952

Regiões Turísticas

Localização

Astorga está localizada a 420km da capital do estado.

Hotéis e Pousadas em Astorga








Agências de viagens e turismo em Astorga

Mundonovo Turismo

Avenida Manoel Ribas, 145 Sala 503
Centro - (44) 3234-3118

Mundonovo Turismo

Avenida Manoel Ribas, 145 Sala 503
Centro - (44) 3234-3118