Bandeirantes



Em julho de 1930, a Empresa Ferroviária São Paulo - Paraná inaugurou uma estação ferroviária a três quilômetros do patrimônio de Invernada, que passou a denominar-se Bandeirantes, surgindo, então, um povoado nas proximidades da estação.

Em 27 de setembro de 1931, deu-se início um trabalho de coligação em favor do progresso da estação. Um ano depois, no final de 1932, os dois povoados foram unificados. Bandeirantes possui um conceituado Laboratório Agrícola que está localizado dentro da Faculdade de Agronomia de Bandeirantes.

Criado através da Lei Estadual n° 2.396, de 14 de novembro de 1934, foi instalado oficialmente em 25 de janeiro de 1935, sendo desmembrado de Jacarezinho. Em 24 de fevereiro de 2008, é criada e elevada a título de Paróquia, por Dom Fernando José Penteado, bispo da Diocese de Jacarezinho a qual este município pertence a Capela São Geraldo Majela, que é localizada, no Conjunto Huberto Teixeira 2. A Paróquia São Geraldo Majela, tem como seu primeiro pároco, Padre Roberto Moraes de Medeiros, e primeiro vigário paroquial, Padre Marcos Ribeiro de Almeida, e coordenadora administrativa paroquial, a senhora Margarete Negrão da Silva, onde atualmente estão presidindo esta paróquia. A nova matriz, conta com uma devoção popular a São Miguel Arcanjo, numa Santa Missa de louvor presidida pelo Pároco atual, onde a igreja fica repleta de fiéis. A Santa Missa de título em honra e louvor a São Miguel Arcanjo, acontece todas as quintas- feiras nesta paróquia, às 20 horas, e sendo transmitida por uma rádio da cidade (Rádio Cabiúna AM) e outras emissoras em cadeia. Bandeirantes, conta atualmente também, com o Santuário de Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, onde era localizada a antiga Igreja Matriz, mas que popularmente ainda é conhecida assim, por ser a primeira no município. O primeiro Reitor deste Santuário é Padre Claudinei Antonio da Silva, e o Coordenador Administrativo é pelo senhor, Eustáquio Magalhães Trindade.

Regiões Turísticas

Localização

Bandeirantes está localizada a 281km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através das seguintes rodovias: BR-369; PR-436; PR-517; PR-519

Hotéis e Pousadas em Bandeirantes