Cambé



As terras onde está localizado o atual município de Cambé eram compreendidas por uma imensa floresta e nestas terras viveram diversos povos indígenas a base de caça, pesca, coleta de frutas, plantas e raízes e de uma agricultura rudimentar. Eram livres, donos da terra e viviam com muita abundância, apesar das técnicas aparentemente simples que utilizavam.

A presença dos povos indígenas que habitavam toda a região é marcada por registros de viajantes, por documentos oficiais do estado e também por objetos arqueológicos encontrados em toda região.

Em 1990 estudantes da zona rural de Cambé, incentivados por uma campanha do Museu Histórico encontraram fragmentos, recipientes de cerâmica e peças líticas (de pedra) pertencentes às civilizações indígenas que viveram na região centenas de anos antes da colonização.

Esses grupos indígenas que habitavam a nossa região foram ao longo do tempo conquistados e aldeados em áreas delimitadas pelo Estado. Porém, deve-se entender essa conquista como um ato brutal, com práticas de perseguição, escravidão e guerras.

Cambé possui um centro cultural próximo à prefeitura municipal. Também próximo a prefeitura você encontrará a fonte luminosa , que foi construída em 1963, mas ficou parada por muitos anos, sendo restaurada e reativada em 2005.

Parques

Possui um parque municipal chamado Zezão na região central da cidade, que localize-se em um fundo de vale, e é considerado o verdadeiro cartão postal da cidade. Bem arborizada, com grande área gramada e um córrego, o Zezão também possui pistas de caminhada, um pequeno parque e um anfiteatro com arquibancadas.

Outro parque de importância na cidade é o Parque Histórico Municipal "Danziger Hof", que é parte da colônia Neo Danzig, núcleo de imigrantes alemães da cidade de Danzig. No parque você encontrará a casa da família Tkotz, construída no início da colonização, que foi adquirida pela prefeitura da cidade em 2000 e transportada para o parque histórico, onde nela hoje são realizadas atividades culturais. Outra casa também presente é a casa da família Zifchak, sede do parque, que também foi adquirida pela prefeitura e transportada ao parque histórico.

Museus

O Museu Histórico de Cambé foi fundado em 30 de outubro de 1985, com objetivo de resgatar e preservar a história e a memória dos povos que colonizaram a cidade de Cambé. Seu acervo é composto de fotografias, documentos, objetos, revistas livros além de material de arqueologia dos povos indígenas que habitaram a região norte do Paraná. Ele se localiza no Centro Cultural. A maior parte do acervo se constitui de fotos. Várias escolas da região agendam visitas a este museu. Em 2.006, o colégio Instituto Nossa Senhora Auxiliadora fez o "Projeto Museu".

Eventos

Entre os principais eventos, destaca-se o tradicional evento "Festa das Nações", que valoriza o resgate, a preservação e a divulgação da história e da cultura do município. Funciona como um elo entre os primeiros colonizadores e as gerações atuais, celebrando, por meio da gastronomia, das danças e músicas típicas, a união das etnias que ajudaram a formar a cidade. O evento coincide com a comemoração do aniversário de emancipação política de Cambé.

Este e vários eventos costumam acontecer no centro de eventos da cidade, inaugurada em 10 de dezembro de 2000, que encontra-se ao lado da igreja matriz.

Há também o Village (praça de eventos e leilões), onde são realizadas festas, casamentos, formaturas, shows, raves e, principalmente, leilões de gado.

Cultura

O Centro Cultural de Cambé, inaugurado no dia 1 de novembro de 1990 com intuito de promover a cultura, conta com uma moderna arquitetura em sua construção, e foi especialmente criada para abrigar o Museu Histórico de Cambé. No Centro Cultural também está a Biblioteca Pública Municipal.

Regiões Turísticas

Localização

Cambé está localizada a 411km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através das rodovias BR-376 e PR-445

Hotéis e Pousadas em Cambé








Agências de viagens e turismo em Cambé

Georges Tur

Avenida Inglaterra, 533 A
Centro - (43) 3254-4499

Georges Tur

Avenida Inglaterra, 533 A
Centro - (43) 3254-4499