Capanema



O modo pelo qual foi ocupada a região, deu margem a inúmeros conflitos, pois a ocupação das terras foi levada a efeito sem maiores preocupações com a legitimidade de sua posse e domínio.

Assim, as companhias de colonização lançaram-se a uma desenfreada venda de terras dando origem a superposições de títulos com posse efetiva de posseiros, gerando os intensos conflitos que tiveram ápice em 1957,com a revolta geral no Sudoeste Paranaense.

Diante de tais fatos entrou em ação o GETSOP, com a finalidade de resolver os conflitos, legitimar posse de terras numa extensa área ao sul do Rio Iguaçu, glebas denominadas de Missões e Chopin. Compreendendo parte dos municípios de Capanema, Pérola do Oeste, Santo Antônio, Barracão, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Planalto e totalmente os de Ampare, Realeza e Verê, foram cancelados os títulos anteriores sobre os quais pairavam dúvidas, tendo sido feita pela GETSOP a expedição de títulos aos posseiros.Assim acalmaram-se os ânimos numa extensa área do Sudoeste. Mais tarde o governo declara zona prioritária para fins de reforma agrária. O INCRA solucionou a problemática da posse de terras e de sua respectiva titulação.

Por volta de 1950, foi que surgiram as primeiras correntes imigratórias predominantes de origem alemã e italiana, vindo do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Chegando aqui deram início a um pequeno povoado que hoje é Capanema.

Regiões Turísticas

Localização

Capanema está localizada a 574km da capital do estado.

Hotéis e Pousadas em Capanema








Agências de viagens e turismo em Capanema

Eliontur Transporte e Turismo

Rua Alagoas, 855
Centro - (46) 3552-1774

Eliontur Transporte e Turismo

Rua Alagoas, 855
Centro - (46) 3552-1774