Cornélio Procópio



A origem do nome da cidade, veio da pessoa do Coronel Cornélio Procópio de Araújo Carvalho, figura de destaque no Império durante o final do último século. O coronel foi o patrono da Estação do então Km 125, sendo este, o marco de toda a expansão desta região.
O Coronel, falecido em 1909, deixara nove filhos, entre os quais Maria Balbina Procópio Junqueira, casada com Francisco da Cunha Junqueira, dono da Gleba Laranjinha, o qual homenageou-o dando seu nome à cidade de Santa Mariana, que até então era apenas uma fazenda. Com o mesmo sentimento, cedeu o nome do sogro ao Km 125, juntamente com a expansão da ferrovia.

PELOS TRILHOS

A chegada dos trilhos de ferro, está intimamente ligada com a colonização, surgimento e desenvolvimento da cidade. A Ferrovia trouxe consigo aventureiros e trabalhadores ingleses e portugueses, além dos pioneiros paulistas e mineiros em sua maioria, mas as picadas também foram abertas por muitos outros. Pouco depois a sua instalação na região, foi motivo da vinda do Príncipe de Gales, regada com uma grande recepção feita na época, ao importante jovem que descia do tão conhecido trem.
Então na manhã de primeiro de dezembro de 1930, a “Maria Fumaça” inaugurava o percurso compreendido entre Bandeirantes, Santa Mariana, Cambará e a futura Cornélio Procópio.

EMANCIPAÇÃO

Devido à várias divergências políticas da época, inclusive a incidência de algumas invasões de terras, Francisco Junqueira e sua esposa, se viram impossibilitados de efetuarem o loteamento planejado. Mas em 1933, com a chegada de Antônio Paiva Júnior e Francisco Moreira da Costa, a fundação do município ganhou força total.
De mero patrimônio de Cambará e Distrito Judiciário de Bandeirantes, em janeiro de 1938, através do empenho de uma comissão formada por personalidades já residentes no Km 125, deu-se à criação do Município de Cornélio Procópio, isto durante o governo de Manoel Ribas.

Regiões Turísticas

Localização

Cornélio Procópio está localizada a 440km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através das rodovias BR-369 e PR-160

Hotéis e Pousadas em Cornélio Procópio

Hotel Midas
Av. Paraiso, 560
Hotel Midas
A partir de: R$ 120,00
Ver fotosHotel Midas - Av. Paraiso, 560
Preços e Reservas Online
Reserva Online Hotel Midas no Booking






Notícias, Reportagens e Artigos sobre Cornélio Procópio

Notícias > Turismo > Turismo religioso

Festas religiosas aquecem economias locais e geram renda

Festas religiosas aquecem economias locais e geram renda

O turismo religioso gera oportunidades de emprego e renda diretamente a artesãos, pequenas indústrias e lojas que lidam com artigos como estátuas e artefatos

 

Agências de viagens e turismo em Cornélio Procópio

SALIM TUR

SALIM TUR

CENTRO - Cornélio Procópio/PR

 

Gralha Azul Viagens e Turismo

Rua Massud Amin, 247
Centro - (43) 3524-1423

Gratur

Avenida XV de Novembro, 179
Centro - (43) 3524-2115

Veja todos as agências de turismo