Cruz Machado



Em 1870 aportaram ao Paraná os primeiros imigrantes de nacionalidade polonesa, sendo que uma das mais notáveis figuras foi Jeromin Durski.

Mais tarde, os colonos poloneses que foram chegando, instalaram-se em diversos pontos do Estado criando as Colônias de Dorizon, Mallet, Paulo Frontin e Cruz Machado, dando origem à fundação de importantes centros urbanos.

A criação do município de Cruz Machado, teve apoio do Governo Federal, com o fim de aproveitar, colonizar e povoar grandes áreas de terras, que se prestavam à agricultura, principal fonte de riqueza e de aculturação de imigrantes europeus. Assim, por iniciativa governamental, foi fundado a 19 de dezembro de 1910, o Núcleo Colonial Federal “Cruz Machado”.

Pela Lei Estadual nº 1735, de 22 de fevereiro de 1918, o núcleo foi elevado à categoria de Distrito Judiciário do município de União da Vitória e, através da Lei Estadual n°790 de 14 de novembro de 1951 sendo desmembrado definitivamente de União da Vitória. A denominação do município constitui homenagem a Antônio Cândido da Cruz Machado, Senador do Império que, em 1854, por ocasião da campanha para a independência da Província do Paraná, que fazia parte da Província de São Paulo, desempenhou papel relevante, tendo-se colocado ao lado da causa paranaense.

Regiões Turísticas

Localização

Cruz Machado está localizada a 287km da capital do estado.







Hotéis e Pousadas em Cruz Machado








Agências de viagens e turismo em Cruz Machado