Fazenda Rio Grande



No início do século XVI existiam apenas terras indígenas na região, sendo uma delas a aldeia CAPOCU, cujas terras pertenciam ao governo da 5ª Comarca de São Paulo. Em 1800 surgiu, junto à fazenda CAPOCU outra fazenda denominada RIO GRANDE, ou GRANDE RIO, porque se desenvolveu às margens do Rio Iguaçu.

Esses dois povoados originados pelas duas fazendas, passaram a ser denominados de Fazenda Rio Grande, que juntamente com outros povoados desta região em 25 de julho de 1960, foram desmembrados de São José dos Pinhais formando o Município de Mandirituba. Em 1981, através da lei 7521, publicada no Órgão Oficial do Estado Nº 1.171, no dia 17 de novembro de 1981, assinado pelo então Governador Ney Braga, Fazenda Rio Grande tornou-se Distrito Administrativo do Município de Mandirituba. A emancipação de Fazenda Rio Grande se deve a um contexto sócio-econômico específico, que está atrelado ao crescimento da grande Curitiba ao final da década de 70.

A partir de 1975 com a quase erradicação da produção de café na Região Norte do Paraná, houve um grande movimento de êxodo rural no Estado, o qual atraiu para a região metropolitana de Curitiba muitas pessoas. O Município de Fazenda Rio Grande, começou a se tornar realidade em 15 de setembro de 1989, através do Projeto de Lei nº 229/89, de autoria do Deputado Estadual Aníbal Khury. Em 26 de janeiro de 1990 através da Lei Estadual nº 9.213, sancionada pelo então Governador Álvaro Fernandes Dias, nas dependências da Churrascaria 22, na presença de mais de três mil testemunhas, foi criado o município de Fazenda Rio Grande. Hoje Fazenda Rio Grande se caracteriza por ser um dos municípios brasileiros que mais cresce, apresentando um crescimento populacional na ordem de 10% ao ano, sendo sede de Comarca, desde 1999. A instalação do Município no dia 12 de abril de 1991, às 13:30 horas no Fórum da Comarca de São José dos Pinhais, pelo então Juiz de Direito Dr. Raul Luiz Gutmann, publicada no Diário da Justiça através do decreto nº 360.

PARQUE VERDE - Centro Esportivo Ayrton Senna

Na área desapropriada em 1979, foram construídos diversos equipamentos de lazer como churrasqueiras, campos de futebol, quadra de vôlei, cancha de bocha, lanchonete, salão de eventos, estacionamento.

No passado, o lago era usado para prática de esportes aquáticos, como etapas do campeonato paranaense de jet-ski. Hoje, o Parque Verde abriga a Guarda Municipal, mas continua sendo uma área de lazer para a comunidade.

Local: BR 116, KM 124

Localização

Fazenda Rio Grande está localizada a 25km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através da rodovia BR-116







Hotéis e Pousadas em Fazenda Rio Grande

Verona Hotel Fazenda Rio Grande
Rua Cesar Carelli, 152
Verona Hotel Fazenda Rio Grande
A partir de: R$ 124,00
Preços e Reservas Online
Reserva Online Verona Hotel Fazenda Rio Grande no BookingPreços com desconto em vários sites de Reservas Online






Agências de viagens e turismo em Fazenda Rio Grande