Francisco Beltrão



"Coração do Sudoeste" - assim denominado pela sua localização central na região, pelaliderança econômica, política e populacional noSudoste do Paraná - o município de Francisco Beltrão começou como "Vila Marrecas". Sua transfomação em cidade foi rápida. Em menos de cinco anos do início do povoado, sem nunca ter sido distrito, a vila era elevada à condição de sede do município, através da Lei 790, de 14 de novembro de 1951.

O povoado começou a se formar em 1947, quando Damásio Gonçalves construía a primeira pensão (em frente à atual Praça da Liberdade) e abriam-se as primeiras ‘‘bodegas’’, como a de Otávio Araújo, quase em frente à pensão. É que a Cango (Colônia Agrícola Nacional General Osório), criada em 12 de maio de 1943 (Decreto nº 12.417, assinado pelo presidente Getúlio Vargas) e instalada provisoriamente em Pato Branco, estava chegando.

A pedido de Júlio Assis Cavalheiro e Luiz Antônio Faedo, proprietários da maior parte das terras da margem direita do rio, um topógrafo da Cango (talvez Pedro Hyaudochen) traçava o primeiro mapa da futura cidade. Em 1947, Júlio Assis e Faedo começaram a vender e até doar lotes, quase todos padronizados em 22x44 metros. E o povoado foi crescendo rapidamente.

A meta da Cango era instalar-se no meio da Colônia Missões, que começava no Rio Marrecas, mas resolveu construir seus barracões provisoriamente às margens do rio, e acabou ficando em definitivo. Com a Cango, que assentava famílias de agricultores dando-lhes terra, ferramentas, sementes, orientação técnica, educação e assistência médica, a Vila Marrecas recebeu médico, dentista, professores, topógrafos, agrônomos, mecânicos, carpinteiros, marceneiros, o que muito contribuiu para o desenvolvimento do lugar.

O distrito de Francisco Beltrão existia desde 1945, mas localizava-se no interior do futuro município de Renasença. A Lei estadual 790, assinada pelo governador Bento Munhoz da Rocha Neto em 14 de novembro de 1951, transformava o distrito de Francisco Beltrão em município, mas mudava sua sede para Marrecas.

Em 1954 Francisco Beltrão transformava-se também em sede de Comarca. O desenvolvimento era grande, impulsionado pela extração da madeira e a agricultura. O que brecou o desenvolvimento foi a disputa de terras, entre posseiros e as companhias colonizadoras, resultando na histórica Revolta dos Posseiros, que abrangeu quase todo o Sudoeste mas teve seu ponto culminante em Francisco Beltrão, que era a sede das companhias de terra Citla e Comercial. Dia 10 de outubro de 1957, milhares de posseiros tomaram conta da cidade e no dia seguinte expulsaram as companhias, com todos os seus funcionários.

Foi no ano de 1957, devido aos conflitos de terras, que a cidade recebeu uma unidade do Exército. Depois foi mantida, devido à posição estragégica do município, que fica a 100 quilômetros da fronteira com a Argentina.

Regiões Turísticas

Localização

Francisco Beltrão está localizada a 474km da capital do estado.

Acesso

Por terra: Por ser um dos municípios de referência da região existem rodovias partindo em praticamente todas as direções, sendo o município um entroncamento Rodoviário regional. Do oeste vem a PR-483, proveniente de Cascavel que também serve como ligação para os municípios do oeste da região. Do oeste vem a PR-566, que liga a cidade até Itapejara d'Oeste, Coronel Vivída e Chopinzinho. Do Nordeste vem a PR-475, fazendo a ligação do município de Verê e o distrito beltronense de Nova Concórdia. Do norte vem a PR-180 que atravessa o município e chega até a cidade de Marmeleiro, fazendo conexão com a BR-280, que corta transversalmente este município, situado ao Sul de Francisco Beltrão. A PRT-280 serve também como ligação entre o município e Pato Branco, sendo a mais movimentada da região com fluxo diário superior a 4 mil veículos.

Hotéis e Pousadas em Francisco Beltrão

Cristal Palace Hotel
Rua Vereador Romeu Lauro Werlang, 1133
Cristal Palace Hotel
A partir de: R$ 131
Estrelas: 4 estrelas
Ver fotosCristal Palace Hotel - Rua Vereador Romeu Lauro Werlang, 1133
Preços e Reservas Online
Reserva Online Cristal Palace Hotel no Booking
Hotel Provincia Flex de Francisco Beltrao
Rua Vereador Lauro Werlang 1616
Hotel Provincia Flex de Francisco Beltrao
A partir de: R$ 130
Estrelas: 3 estrelas
Ver fotosHotel Provincia Flex de Francisco Beltrao - Rua Vereador Lauro Werlang 1616
Preços e Reservas Online
Reserva Online Hotel Provincia Flex de Francisco Beltrao no Booking






Agências de viagens e turismo em Francisco Beltrão

Fenicios Tur

Avenida Júlio Assis Cavalheiro, 390 Sala 36 Shopping
Centro - (46) 3524-0268

Labaski Turismo Ltda

Rua Tenente Camargo, 1777 Sala 11
Centro - (46) 3524-1000

Mariturismo

Avenida Antônio de Paiva Cantelmo, 570 Sala D Ed Real Center
Centro - (46) 3524-3860

Pelier Viagens e Turismo

Rua Sergipe, 237
Alvorada - (46) 3524-0104

Veja todos as agências de turismo