Guaraniaçu



Guaraniaçu é um município brasileiro situado no Oeste do estado do Paraná. O Município de Guaraniaçu foi fundado na região que compreende a faixa de fronteira do Brasil com as Repúblicas do Paraguai e Argentina.

Toda a vasta gleba de terras que, dos Campos de Guarapuava, estende-se ao ocidente do Paraná, até a Cidade de Foz do Iguaçu, nos lindes extremos do nosso País com aquelas Repúblicas sul-americanas, embora já conhecida por diversos personagens, desde a época do descobrimento e povoamento dos Campos de Guarapuava, permaneceu desconhecida por muitos anos, isto é, a partir das entradas das bandeiras paulistas e primeiras expedições espanholas até o ano de 1888, quando foi fundada a Colônia Militar do Iguaçu, que deu origem à Cidade de Foz do Iguaçu, primeiro centro populacional instalado na linha divisória do Brasil com aqueles dois Países co-irmãos. Regida por uma legislação especialíssima, a faixa de fronteira, apesar de fertilidade das suas terras e das inesgotáveis riquezas naturais de que é dotada, permaneceu inexplorada e desconhecida até há bem poucos anos.

A Cidade de Guaraniaçu, como tantas outras, que surgiram em pleno sertão ocidental do Estado do Paraná, é uma conquista da moderna civilização e fruto da cultura que ali vem se formando nos últimos tempos.

Como parte de sua história, conta-se que o território onde hoje se situa o Município de Guaraniaçu, foi palco de graves acontecimentos ocorridos durante o período revolucionário de 1922 a 1925, quando se verificaram sangrentos combates entre as tropas legalistas e revolucionárias, saindo vitoriosas as forças legalistas, depois de fragorosa derrota imposta aos revolucionários.

Quando da fundação do povoado, que recebeu a denominação de Rocinha, os seus habitantes tinham nas reservas florestais, sua principal riqueza natural.

A primeira estrada de rodagem traçada e construída, ligando os Municípios de Guarapuava a Foz do Iguaçu, passando por Guaraniaçu, teve execução no período de 1917 a 1922, pelo engenheiro civil Francisco Natel de Camargo.

Em 1934, foi criado e instalado o Distrito Judiciário de Guaraniaçu e, em 1951, foi elevado à categoria de município autônomo.

O topônimo Guaraniaçu é de origem Guarani e quer dizer Lobo Habitante dasÁguas Grandes.

Regiões Turísticas







Hotéis e Pousadas em Guaraniaçu








Agências de viagens e turismo em Guaraniaçu