Lapa



A Cidade da Lapa originou-se de um pequeno povoado às margens da antiga estrada da mata – uma parte do histórico caminho que ligava Viamão (RS) a Sorocaba (SP). Um desses conhecidos "pousos" dos tropeiros recebeu a denominação de Capão Alto, no ano de 1731, quando a capitania de São Paulo resolveu criar um registro para cobrança de pedágio de gado que transitava à margem do Rio Iguaçu. A Lapa ficou conhecida como Registro, embora fosse Capão Alto o nome original.

Passaram-se 239 anos e outras denominações até o nome Lapa.

Conheça um pouco mais da sua história e o que a Cidade Legendária, como a Lapa é conhecida, tem a oferecer. Cidade rica em turismo histórico, cultural e religioso, como a famosa Gruta do Monge. O município possui a quarta maior área territorial do Paraná, possui grande potencial turístico, tem um grande potencial agropastoril, sendo o maior produtor de fruta de caroço do Estado.

Destaca-se pela produção de produtos orgânicos e caseiros.

A gastronomia lapeana, rústica e farta, recebeu influência do movimento tropeirista, onde se destacam como pratos principais: Arroz carreteiro; Virado de feijão; Leitão a pururuca; Bisteca de porco; Churrasco; Quirera; Farofa; Salada mista. É um misto da gastronomia gaúcha (RS) e mineira (MG).

A cidade possui monumentos como: General Gomes Carneiro - Localizado na Praça General Carneiro, a estátua em bronze, de autoria do escultor João Turim, erigida em 1928 é uma homenagem ao comandante da resistência ao Cerco Federalista da Lapa. Hippólyto de Araujo - Localizado na Praça General Carneiro o busto em bronze de autoria de Oswald Lopes, datado de 1957 é uma homenagem ao Embaixador - Glória da Diplomacia Brasileira e fundador do Hospital Fundação Hippólyto e Amelhia Alves D'Araújo. Monumento ao Expdicionário - Situado na Alameda David Carneiro, junto à casa da Câmara e Cadeia, o monumento é uma homenagem aos 80 expedicionários lapianos da 2a. Guerra Mundial. Painel - Localizado na Praça Joaquim Lacerda em frente à Casa da Memória e ao lado do Panteon dos Heroes, inaugurado em 1991 é composto por 9 placas em bronze de 0,60 m x 1,00 m, homenageando personagens lapianos que se destacaram na história em âmbito local, nacional e internacional. Receberam a homenagem: Ubaldyno do Amaral; Joâo Cândido Ferreira; Dr. Manoel Pedro Santos Lima; Joaquim de Almeida Faria Sobrinho, Barão dos Campos Gerais; Victor Ferreira do Amaral; Joaquim Rezende Correa de Lacerda, o Embaixador Hippólyto de Araújo e Ney Braga. Planta da Cidade - Localizada ao lado esquerdo do Panteon dos Heroes, em local aberto, encontra-se uma placa comemorativa do cinqüentenário do "Cerco da Lapa" intitulada "Planta da Cidade da Lapa durante o memorável cerco de vinte e seis dias - 1894". Essa placa em bronze de 1,40 m de largura x 2,00 m de altura, em base de pedras de arenito contém quadro explicativo onde traz antigas e atuais denominações e as localidades onde aconteceram as principais batalhas. Placa de Descrição do Cerco da Lapa - Localizada ao lado direito do Panteon dos Heroes, em local aberto, encontra-se uma placa contendo a descrição do Cerco da Lapa pelo Coronel Líbero Guimarães, intitulada "O Episódio do Cerco da Lapa em 1894".

Há ainda quatro museus: Museu do Tropeiro, Museu Casa Lacerda, Museu Histórico e o destaque, Casa da Mâmara e Cadeia - Museu das Armas - Localizada na Alameda David Carneiro, acesso a pé ou de carro permite visitas durante toda a semana das 9:00 às 17 horas. Possui livro de registro e permite-se o uso de máquina fotográfica. Foi a primeira casa de detenção da cidade, construída na metade do século XIX e inaugurada em 1.868. O Plano para a construção da obra de cadeia foi feito em 1839, mas somente onze anos mais tarde, em 1848 foi dado início à obra, que foi inaugurada quase trinta anos após a sua edificação.

Há ainda passeios históricos, passeios religiosos e roteiros de 2 dias/1 noite, onde é possível conhecer os principais atrativos da cidade, saborear a gastronomia típica, entre outras atividades.

Localização

Lapa está localizada a 69km da capital, Curitiba

Acesso

Por terra: O acesso pode ser feito através da BR-476 e pela PR-427

Hotéis e Pousadas em Lapa








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Lapa

Notícias > Turismo > Encontros e eventos de turismo

9º Festival de Cinema da Lapa começa hoje

9º Festival de Cinema da Lapa começa hoje

Serão exibidos 28 filmes ao longo dos três dias de evento

Notícias > Turismo > Encontros e eventos de turismo

Lapa sediará o 1º Festival Tropeiro da Gastronomia Paranaense

Lapa sediará o 1º Festival Tropeiro da Gastronomia Paranaense

Um dos destaques do evento ficará por conta da chegada da Tropa, que abrirá oficialmente o festival.

Agências de viagens e turismo em Lapa

AH Turismo

AH Turismo

Centro - Lapa/PR

 

Ggm Turismo

Rua Tancredo Neves 175
Vila do Principe - (41) 3622-0493

Sprintur Agência de Viagens e Turismo

Avenida Aloisio Leoni, 1046
Dom Pedro II - (41) 3622-5989

Veja todos as agências de turismo