Marialva



Em 1.940 entre Mandaguari e Maringá, no meio do "estradão de terra batida que caminhava para frente", - que é um trecho do histórico caminho de Peabiru, a Companhia de Terras Norte do Paraná idealizou e planejou o Patrimônio de Marialva. A Companhia idealizou Marialva a 18 km de Maringá e Mandaguari.
A venda de lotes urbanos foi coroada com êxito, e em pouco tempo davam mostras que seria uma nova cidade. Com seis anos já apresentava porte de cidade em franco desenvolvimento, graças a movimentos iniciados por seus moradores, foi elevado a Distrito de Mandaguari, através da Lei Estadual nº 02 em 1º de outubro de 1947.

Como, em 1.950, foi eleito Deputado Estadual o Sr. Francisco Silveira Rocha, primeiro candidato lançado por Marialva, conseguiu a emancipação do município em 14 de novembro de 1.951, através da Lei nº 790, desmembrado de Mandaguari.
A instalação solene ocorreu em 14 de novembro de 1.952 com a posse de seu 1º Prefeito, Sr. Antonio Garcia Netto. Em 14 de novembro de 1.953, através da Lei Estadual nº 1.541, Marialva foi elevada à Comarca, tendo como seu primeiro Juiz de Direito o Drº Leandro de Freitas Oliveira.

A origem do nome "Marialva" é uma homenagem ao Marques de Marialva (D. Pedro de Alcântara Menezes) destro cavaleiro português, nascido em 1.711 e falecido em 1.799.

Marialva tem como monumento na entrada da cidade o "Cacho de Uva", uma obra toda de concreto armado representando um cacho de uva rubi, que é a variedade mais produzida no município. Têm como dimensões: 17,8 metros de altura, 9 metros de largura e 12 metros de diâmetro. O monumento foi construído para exaltar a importância da produção da uva para o município. Todo ano em janeiro ocorre a tradicional Festa da Uva Fina, de nível nacional, durando 10 dias, com participação média de 150.000 pessoas.

Como atração turística natural tem a Cachoeirinha, que fica a 8 km do centro da cidade. Como marco religioso, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima é de extrema importância para o município, uma vez que é detentora de grande beleza,pelo seu porte e magnitude, possuindo no seu interior vitrais e esculturas de madeira com a história da Via Sacra, fazendo com que muitos a visitem em épocas festivas.

Regiões Turísticas

Localização

Marialva está localizada a 430km da capital do estado.

Hotéis e Pousadas em Marialva








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Marialva

Notícias > Turismo > Encontros e eventos de turismo

Rio Grande do Sul receberá congresso sobre turismo em roteiros de vinho

Rio Grande do Sul receberá congresso sobre turismo em roteiros de vinho

O objetivo é discutir os fatores que influenciam na competitividade e sustentabilidade da oferta enoturística do país

 

Agências de viagens e turismo em Marialva

Eurotur Viagens e Turismo

Praça Santos Dumont, 236
Centro - (44) 3232-2780

R C Boschini & Cia Ltda

Rua Formosa, 377 A
Centro - (44) 0000-0000