Mariópolis



O município de Mariópolis foi colonizado a partir da década de 40 quando chegaram às primeiras famílias, na sua grande marioria de origem italiana, mas também poloneses e alemães, oriundas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No início o principal ramo de atividade era a extração da madeira. Estudos realizados destacam que a vegetação nativa era composta predominantemente de pinheiro araucária, erva mate, cedro, peroba e outras. Devido a abundância desta matéria prima, instalou-se no município, aproximadamente 29 serrarias. Com o passar dos anos e escassez desta matéria prima, devido ao corte essessivo da madeira e também pelo roubo das toras, passou-se a desenvolver outras culturas, como por exemplo, criação de gado, a agricultura.

Nesta época teve início o cultivo de grãos como feijão, milho e soja. Ano após ano a produção de grãos foi aumentando significativamente, fazendo com que o município ganhasse destaque na produção destes. Estas culturas são as principais fontes de renda do município até os dias atuais. Mas desde as chegada dos imigrantes catarinenses e gauchos sempre houve uma outra cultura que foi trazida por eles, que foi a parreira, cultura essa presente até a atualidade no município.

Através do cultivo da uva, seus produtores formaram a Cooperativa Vinícola São Francisco de Sales. Cooperativa esta responsável pela produção de diversas variedades de vinho. Os cooperados entregam sua produção total ou parcial de uva à vinícola que as beneficia.

Na segunda quinzena de janeiro, mais precisamente no último final de semana, acontece todos os anos a tradicional "Festa da Uva", onde comercializa-se a uva e seus derivados, além de outros produtos tais como, melões, melâncias, geleia de uva entre outros. Esta festa acontece juntamente com a Festa do Padroeiro São Francisco de Salles, onde são servidos os prato típicos tais como ovelha enfarinhada, macarronada com galeto.

No segundo domingo de maio, acontece a festa da colheita e festa em honra as mães. Em junho, além de outras, acontece a festa de São João, com danças típicas, e também a festa em honra a São Pedro. No mes de Julho há a festa do município no dia 25, e também comemora-se o dia do colono e dia do motorista com bênção dos carros e maquinas agrícolas. E em agosto acontece a festa em homenagem aos pais.

Regiões Turísticas

Localização

Mariópolis está localizada a 426km da capital do estado.

Hotéis e Pousadas em Mariópolis








Agências de viagens e turismo em Mariópolis

Pontalina Transporte e Turismo Ltda

Rua Onze, 1191
Centro - (46) 3226-1253

Pontalina Transporte e Turismo Ltda

Rua Onze, 1191
Centro - (46) 3226-1253