Ortigueira



A elevação de Ortigueira a município se deu através do decreto Estadual nº790 de 14/11/51 com territórios desmembrados do município de Tibagi e parte do município de Reserva, ficando o nosso município o terceiro em extensão territorial do Paraná. Localizado no segundo planalto Paranaense e inserido na micro região de Ponta Grossa, Ortigueira tem uma altitude de 760 metros acima do nível do mar e longitude de 50°52'GW e latitude 24°14'S. Uma área total de 2.451,6km², tendo como limites ao norte os municípios Tamarana, São Jerônimo da Serra e Sapopema; ao sul Reserva, Imbaú e Telêmaco Borba; leste Curiúva; Oeste Faxinal, Rosário do Ivaí e Mauá da Serra.

Está a 247 km da capital Curitiba, 135 km de Londrina e 135 km de Ponta Grossa. Possui uma topografia fortemente ondulada, seu solo é podzólico vermelho escuro e vermelho amarelado, cambissolo e solos litólicos. Seu clima é subtropical úmido mesotérmico, de verão fresco com ocorrências de geadas, concentrando chuvas nos meses de verão, grande área de reflorestamento com outras culturas anuais como pastagens, matas nativas, entre outros. Os principais rios que cortam o município são: Rio Tibagí que ocupa grande extensão aproximadamente de 45 km, Rio do Peixe com 20 km e o Rio do Burro com 15 km. O município possui várias comunidades e quadro distritos. É cortada por uma única rodovia asfaltada, a BR 376 (Rodovia do Café), numa extensão de 65 km, importante ligação entre o norte e o sul do Estado.

Segundo dados do IBGE de 2007, a população total do município é de 24.397 habitantes. Predomina-se no município a agricultura, agropecuária, apicultura e cerâmica. Destaque para o cultivo de soja, milho e feijão. Na pecuária a bovinocultura, a apicultura em franco progresso, com milhares de colméias, chegando ao 1º lugar no Brasil em produção e, a indústria de cerâmica e serrarias, com grande desenvolvimento na área comercial, onde o clima e a vegetação favorecem a atividade.

Possui atrativos turísticos como: cachoeiras, saltos, cavernas, serras. Outros pontos a serem visitados são: Reserva Indígena - Queimadas e Reserva Indígena - Mococa. A cidade ainda conta com hotéis, pontos de esportes, clubes, telefonia Telepar, Brasil Telecom, Correio e Telégrafos, Lotérica, Banco do Brasil, Banco Itaú e Sicredi, Polícia Civil e Militar do Estado e linhas de transportes.

O abastecimento de água no município é realizado pela Companhia de Saneamento do Paraná - (SANEPAR), além de possuir inúmeras nascentes, minas canalizadas e poços. A luz é fornecida pela Companhia Paranaense de Energia Elétrica - (COPEL). Possui esgoto, coleta de lixo com destinação ao aterro sanitário. O nome Ortigueira deriva-se da planta urtiga, cuja haste e folhas produzem prurido ardor na pele, uma erupção cutânea urticante. Por ocasião das queimadas, quando derrubadas as matas para plantios e construções de moradias, se detectou a fertilidade boa do solo para esta planta, tornando-se nativa em abundância devido o solo podzólico. Através desta característica, os colonizadores e políticos da época deram o nome a este município de "Ortigueira". O certo seria Urtigueira que deriva da planta urtiga, mas na época já existia no Estado da Bahia um município com o nome Urtigueira e, geralmente, cidades com o mesmo nome, costuma trazer transtornos de correspondências e outros mais, daí o nosso ficou por chamar Ortigueira.

O Município foi colonizado por imigrantes vindos de varias regiões do Paraná, destacando: Castro, Tibagi, além de outros Estados, como: São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, que percorreram longas e intermináveis distâncias, atingindo margens de rios e dando nomes aos lugares por onde passaram. Houve em determinado momento a atividade garimpeira, que foi desenvolvida com o auxílio da Minerais do Paraná S/A (Minerapar). Grandes quantidades de diamantes foram extraídos pelos garimpeiros, porém, hoje não há exploração de garimpo no município.

É um município de poder aquisitivo bom, com grande progresso na cultura. Houve então a necessidade da primeira eleição, com a disputa eleitoral entre os candidatos Francisco Sady de Brito e Antonio Justus. A eleição foi realizada em 06/11/52, sendo eleito o Sr. Francisco Sady de Brito e representantes da Câmara de Vereadores. Na sucessão, estiveram a frente do poder municipal Antonio de Lima Moraes, Antonio Eduardo de Brito, Antonio de Oliveira Mattos, Nilsom Gorski, Duart Osni Silva, Nilsom Gorski, Antonio de Oliveira Mattos, Valdoniro Maia, Marlene Mattos, Geraldo Magela do Nascimento, Marlene Mattos, Geraldo Magela do Nascimento. Atualmente reeleito, temos como Prefeito o Sr. Geraldo Magela do Nascimento gestão 2009/2012.

Regiões Turísticas

Localização

Ortigueira está localizada a 247 km da capital Curitiba







Hotéis e Pousadas em Ortigueira








Agências de viagens e turismo em Ortigueira