Pitanga



Há muitas discussões em torno da razão para o nome da cidade de Pitanga. O seu significado é de origem tupi (ubapitanga) e quer dizer "fruto vermelho da pitangueira", mas o porquê de batizar a cidade com esse nome ainda é uma lenda que perdura. Alguns dizem que quando os colonos acampavam nesta região, se "hospedavam" onde hoje é o cemitério municipal, e lá ficam à sombra de uma pitangueira; outros contam que quando os colonos estavam chegando na região avistavam no alto de uma serra três arvores de pitanga.

A região era totalmente habitada por índios de diversas tribos. Os índios viviam do trabalho comunitário, todos trabalhavam por todos. O trabalho da tribo era realizado por todos, mas com uma divisão por idade e sexo. As mulheres eram responsáveis pelo plantio, colheita e preparo dos alimentos, e cuidavam das crianças. Os homens eram responsáveis pela caça, pesca e a guerra. O cacique e o pagé têm funções diferentes na tribo: ambos não trabalham como os outros índios - caçando, pescando ou guerreando. O pagé era uma espécie de líder espiritual, recebia mensagens dos deuses e repassava para tribo; também era conhecedor das ervas e chás medicinais. O cacique era responsável pela organização da tribo e orientação dos índios.

Regiões Turísticas

Localização

Pitanga está localizada a 345km da capital do estado.

Hotéis e Pousadas em Pitanga








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Pitanga

Notícias > Turismo > Encontros e eventos de turismo

Municípios da região turística Estradas e Caminhos promovem atrativos em Pitanga, Paraná

Nove municípios da região turística Estradas & Caminhos – Centro do Paraná, estiveram promovendo os atrativos turísticos da região na 20ª FECOPI – Feira do Comércio de Pitanga, realizada entre os dias 26 e 29 de novembro.

 

Agências de viagens e turismo em Pitanga

Campos Turismo

Avenida João G Padilha, 671
Centro - (42) 3746-1364

Centro Sul Agência de Viagens e Turismo

Avenida Interventor Manoel Ribas, 365
(42) 3646-4894