Sengés



O nome Sengés, foi uma homenagem ao engenheiro Gastão Senges, que foi o responsável pela construção da estrada de ferro que cortava a cidade ao meio.

Os primeiros moradores do território de Sengés chegaram por volta de 1883 atraídos pelo solo e pelas riquezas naturais existentes. Estes desbravadores usaram da plantação de milho e da criação de suínos para se desenvolver. Em 1908, a Estação da Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande era inaugurada sob o comando do engenheiro Gastão Sengés. Com esta estrada ocorreu um grande desenvolvimento da região. Muitos novos moradores e uma serraria, que exploraria a grande quantidade de pinheiros existente, se instalaram neste período. Outro fator de extrema importância para o desenvolvimento da região foi o tropeirismo, uma vez que a região era ponto de passagem entre Viamão e Sorocaba. A cidade teve participação na Revolução de 30, quando ataques aéreos foram presenciados. Com isso, finalmente o município recebeu o nome de Sengés, homenageando o Engenheiro da Companhia da Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande.

Em 1949 Sengés foi elevada a Comarca de Primeira Instância.

Atualmente Sengés é muito conhecida na região como pólo da indústria madeireira, e recebe uma grande migração de famílias que vem a procura de emprego e se instalam no município.

Também é uma cidade conhecida por ter adolecentes que não tem uma tendência de moda das melhores, ou seja, em Sengés não existe um estilo próprio, e sim igual as cidades vizinhas do interior de São Paulo. Outro fato é que a cidade vive em dependência de uma fábrica de papel o que dificulta muito para o município que não se mantém apenas de uma fonte de vivência.

Sengés tem um forte potencial turístico, porém pouco explorado, com belas quedas d'águas e florestas pouco exploradas pelo homem, o que faz do turismo natural e de esportes radicais um setor promissor na região.

A mais conhecida e procurada pelos turistas é a cachoeira do Véu da noiva, localizada no Bairro do Sobradinho e distante 17 km da sede.

Regiões Turísticas

Localização

Sengés está localizada a 231km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através das rodovias PR-239 e PR-151







Hotéis e Pousadas em Sengés








Agências de viagens e turismo em Sengés