Telêmaco Borba



As primeiras referências históricas desta região datam do final dos anos 1700, quando José Félix da Silva e Antônio Machado Ribeiro ocuparam grandes extensões de terras, a maioria cortada pelo Rio Tibagi.

Telêmaco Borba leva o Título de "CAPITAL DO PAPEL" e da MADEIRA.

Telêmao Borba apresenta um grande potencial turistíco: Parque Ecológico - Consiste na principal estrutura de apoio às atividades desenvolvidas pelo Manejo Ambiental. Implantado em 1980 pela Klabin, o Parque Ecológico ocupa uma área total de 11.196 ha, dos quais 7.883 ha são ocupados por florestas naturais, representadas pela Mata de Araucária. Algumas destas florestas ainda se encontram em estado primitivo ou pouco alteradas. No Parque os visitantes também podem conhecer o Museu da Fauna e Flora, o Centro de Interpretação da Natureza Franz Kracjberg, um Criadouro Científico, além de desfrutar da Trilha Ecológica, podem contemplar a mata nativa, repleta de exemplares centenários. Centro de Interpretação da Natureza Frans Krajcberg - Com seus 450 m², o Centro de Interpretação da Natureza mantém um auditório para 66 pessoas, uma sala de atividades para uso das escolas e um salão de exposições da fauna local, com animais taxidermizados expostos em dioramas e redomas. Possui ainda um serpentário para cobras venenosas e aquários com peixes da bacia do Rio Tibagi. Edificado com madeira de floresta plantada, o espaço é utilizado para o desenvolvimento das atividades de educação ambiental junto à comunidade, escolas e funcionários da empresa. Ciclovia Harmonia-Parque Ecológico - Implantada em 1996, seu percurso de 3.100 metros permite o acesso da comunidade regional ao Parque Ecológico, passando pelo interior da floresta e áreas de campo nativo. Apresenta as principais árvores nativas identificadas através de plaquetas, além de placas educativas. Bonde Aéreo - Desde 1959 o acesso entre Telêmaco Borba e Harmonia, sede da Fazenda Monte Alegre, pode ser feito pelo teleférico (Bonde Aéreo), capacidade para 32 passageiros, passando sobre o Rio Tibagi por um vão livre de 1318 metros pelos cabos de aço, proporcionando um emocionante passeio ao visitante. Fonte do Tito - Fonte natural muito procurada para consumo. O nome é uma homenagem ao antigo morador das proximidades, Francisco Maria Quadrado (Tito).

Há ainda outros pontos importantes na cidade, como por exemplo: Parque Municipal do Rio Tibagi; Praça dos Pinheiros; Praça Horácio Klabin: localizada a Estátua do Trabalhador - Homem de Pedra; Lago da Praça da Casa da Cultura;Casa do Artesão - É um destacável ponto turístico, com 800 metros quadrados de construção imponente, onde o rústico entra em harmonia com o moderno. Encanta pela beleza de sua arquitetura interna, prevalecendo à madeira de eucalipto.

Regiões Turísticas

Localização

Localiza-se à 249 km da capital. Faz limite com Tibagi, Imbaú, Ventania, Curiúva, Figueira, Ortigueira.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através da rodovia PR-160

Hotéis e Pousadas em Telêmaco Borba

Hotel Imperatriz
Av. Horacio Klabin, 719
Hotel Imperatriz
Hotel Imperatriz - Av. Horacio Klabin, 719






Agências de viagens e turismo em Telêmaco Borba

Connection Turismo

Avenida Chanceler Horácio Laffer, 999
Centro - (42) 3273-1890

Connection Turismo

Avenida Chanceler Horácio Laffer, 999
Centro - (42) 3273-1890