Tijucas do Sul



Não se pode definir com precisão a época da chegada dos primeiros moradores, vindos com o intuito de passagem ou de explorar o solo da região. Presume-se que ocorreu por volta de meados do século XVII. Os povos que aqui chegavam estavam em busca de locais de exploração de ouro e ao se deslocarem para o sul de Curitiba e Campos Gerais acabaram formando as Paragens Campesinas. Em consequência das "paragens", ocorreu a criação da Vila de Campo de Ambrósios e São José, situados depois de Curitiba em direção à Serra do Mar.

Segundo relatos documentais, Manoel Pinto do Rego casado com D. Luzia Veloso da Silva, era filho do Capitão-Mor Governador de São Vicente e recebeu a região onde hoje é o território tijuquense através de uma sesmaria, para ali desenvolver a pecuária. Por um caminho que fazia a ligação São José - Ambrósios e o lado sul pela serra do Mar, denominado " Caminho dos Ambrósios" as mercadorias que vinham do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina chegavam a Curitiba e São Paulo, assim como as mercadorias que saiam de São Paulo, Curitiba e São José dos Pinhais, chegavam a Santa Catarina e ao Rio Grande do Sul.

Provavelmente foi nessas viagens que apareceram os primeiros moradores da região formando a Vila de Ambrósios que passou então a fazer parte da Comarca de São José dos Pinhais, que por sua vez era comarca de Curitiba, e esta fazia parte da Província de São Paulo.

Localização

Tijucas do Sul está localizado a 62km da capital do estado.







Hotéis e Pousadas em Tijucas do Sul

Bristol Villa Passaredo Hotel
Br 376 Km 643 Rio Abaixo
Bristol Villa Passaredo Hotel
Estrelas: 3 estrelas
Ver fotosBristol Villa Passaredo Hotel - Br 376 Km 643 Rio Abaixo






Agências de viagens e turismo em Tijucas do Sul