Viaje quase de graça com Milhas Aéreas

Bonito

Bonito de ver, melhor de se viver



Verdadeiramente, Bonito é bonito de se ver, melhor de se viver. São cachoeiras de diferentes nomes: Véu da Noiva, Humaytá, Corrente, Pedra Redonda, Barra Azul, do Encanto - oferecendo oportunidades para o lazer contemplativo e deliciosos banhos. São as barragens do Prata e do Rio Bonito. É a Serra do Araticum, com belo mirante e capela dedicada à Nossa Senhora de Mont Serrat.

São as reservas de mata atlântica, onde destaca-se a Mata do Mucuri, adornando o açude do mesmo nome é a Corredeira do Oratório, contando histórias da época do “coronelismo” em Pernambuco. É o açude da colônia Rio Bonito. São furnas - como a localizada na face oeste da Pedra do Rodeadouro ou a da Pedra Oca, em cujo interior desliza mansamente um córrego. Imperdível conhecer o Engenho Barra Azul, onde está sendo desenvolvido um projeto ecoturístico. Nele, capela, casa-grande, bicas, cachoeiras e a trilha encantada - cujo percurso, marcado por jardins naturais de samambaia, corredeiras e afloramentos rochosos, conduz à Cachoeira do Encanto. E outros engenhos também revelam atrativos, como o Verde, o Flor de Bonito e o Jardim, onde brilham os lindos e antigos casarões.

São ainda destaques o núcleo colonial Rio Bonito (famoso pela produtividade de hortaliças, flores e frutas); o artesanato (renda, bordados e bonecas de pano); o folclore, com os tradicionais batalhões de bacamarteiros a alegrar os eventos locais, a exemplo da procissão de São Pedro - em junho - e a gastronomia, onde se ressaltam os delicados alfenins de Dona Maria, com o formato de flores ou animais, e o licor “Amor de Mãe”, de receita secreta e sabor suave. Bonito dispõe de hotel e serviços populares de alimentação, contando ainda com a infra-estrutura turística receptiva de municípios próximos, a exemplo de Caruaru.

Texto: Empresa de Turismo de Pernambuco

Regiões Turísticas

Localização

Bonito localiza-se no Agreste Pernambucano, a 136 Km de Recife.

Acesso

Por Terra:O acesso pode ser feito de carro ou ônibus pela BR – 232 e PE 103.