Chã Grande



O povoamento de Chã Grande se deu entre os anos de 1875 e 1978, quando pessoas de outras cidades, principalmente da cidade de Vitória de Santo Antão começaram a povoar as terras que futuramente formariam a Vila por nome de Mumbucas, de propriedade do Sr. Joaquim Amaro.

A vila, que mais tarde passou a pertencer ao Sr. José Machado, foi rebatizada, recebendo o nome de Chã das Palmeiras, por estar localizada em uma chã (terreno plano no alto de um morro) e ser esta chã repleta de palmeiras. As palmeiras foram sendo dizimadas em face da povoação e a vila passa a ser conhecida por Chã Grande – nome atual – por esta localizada em uma chã consideravelmente grande.

O município foi instalado em 15 de março de 1964 e criado pela Lei Estadual nº4961 em 20 de dezembro de 1963.

Vizinha a cidade de Gravatá, começa a ser invadida por "turistas recifenses" que adoram o clime ameno do inverno, na área rural. O turismo começa a aflorar, com pequenas granjas sendo alugadas por temporadas, e com a implantação de um hotel, o Highlander.

Um ponto turístico de interesse é o Mosteiro da Escuta do Senhor, dos frades capuchinhos. Localizado na Vila de Sta Luzia, as missas são celebradas em canto gregoriano. A Igreja da Matriz de São José também faz parte do roteiro turístico.

Grandes manifestações populares, típicas do nordeste brasileiro, aqui é comemorado carnaval com o desfile de blocos tradicionais como "As Catraias do Atelier"[carece de fontes?], que é uma versão do bloco das Virgens de Olinda e é uma das principais atrações no período carnavalesco, tendo se apresentando em 2004 pelo décimo ano consecutivo. O bloco das Catraias tem como fundador o jovem Sérgio Barbosa.

A festa de São João também é comemorado de forma típica, conforme ordena o bom figurino nordestino, com apresentação de quadrilhas das cidades circunvizinhas. O ponto alto desta festa junina é a apresentação da quadrilha "nem oito nem oitenta" idealizada por Maria do Carmo Neto, atual secretária de Finanças do Município, que assim como o bloco retro citado vem se apresentando há dez anos nos festejos juninos da cidade. Vale salientar, que após a apresentação das quadrilhas, o changrandense se diverte ao som do bom forró pé-de-serra no palhoção idealizado pela Prefeitura Municipal no centro da cidade.

Além das tradicionais festas de São Sebastião (em janeiro) e São José (em março), onde além da programação religiosa, a cidade pára para se divertir com os badalados shows na praça pública, a cidade de Chã Grande tem comemorações típicas como as comemorações do dia do trabalhador em 1º de maio, onde ocorre campeonato de futebol, corrida de bicicletas, culminando na Tradicional Corrida de Jericos. Em sua primeira versão, temos o Eco-Festival em Chã Grande, com oficinas de reciclagem, palestras sobre o meio ambiente, entre outras e os shows de pastoril, maracatu, entre outras manifestações culturais de Pernambuco e por fim um show de Voz e Violão em plena praça pública. O festival em baila que foi idealizado pela Dra. Quitéria já começa sendo um sucesso, principalmente pelos benefícios que trará na conscientização da preservação ambiental em nossa cidade.

Destaca-se ainda o Grande Festival Nordestino do Agricultor, realizado todos os anos em outubro/novembro na cidade, onde por uma semana inteira a cidade se diverte ao som das mais famosas bandas do momento (Saia Rodada, Limão com Mel, etc.), em shows, na avenida principal da cidade, patrocinados pela Prefeitura e comércio local. Neste festival acontece o desfile para a escolha da Garota agricultura e em sua mais recente versão, o mesmo desfile escolheu também o garoto agricultor.

Natureza

A natureza foi muito gentil com a cidade de Chã Grande. Belas paisagens podem ser vistas no município devido à cadeia de montes, destacando-se as paisagens do Vale dos Caldeirões, um lugar que fica a mais ou menos cinco minutos do centro da cidade, e que enche de prazer o visitante pelo belo espetáculo da natureza que esculpiu as belas imagens nas rochas durante anos. O clima ameno, frio, úmido e agradável é atraente para o turista que busca sossego diante do stress cotidiano das grandes cidades.

Localização

Chã Grande está localizada a 67km da capital do estado.

Hotéis e Pousadas em Chã Grande

Hotel Highlander
BR 232 KM 70, Fazenda Agua Fria, S/N
Hotel Highlander
A partir de: R$ 299,00
Preços e Reservas Online
Reserva Online Hotel Highlander no BookingPreços com desconto em vários sites de Reservas Online