Viaje quase de graça com Milhas Aéreas

Pesqueira



A história de Pesqueira começa em fins de 1659 ou início de 1660 com a fundação de uma missão da Congregação do Oratório pelo padre João Duarte do Sacramento. Tal missão fora fundada junto à tribo cariri de nome Xukuru, que habitava a serra do Ororubá (ou Urubá, ou até Ararobá, como aparece nos registros mais antigos). O local foi batizado pelo padre de Monte Alegre, que depois se tornou Cimbres e fora elevada à categoria de vila em 1762.

A partir de 1799 uma fazenda começou a ser instalada ao pé da serra por Manoel José de Siqueira. Em 1800 a fazenda recebeu o nome de "Poço Pesqueiro" (ou "da Pesqueira", não se sabe ao certo) e começou a progredir com rapidez. Tanto que a 13 de maio de 1836 Poço Pesqueiro já era uma povoação vistosa e fora elevada a vila com o simplório nome de "Pesqueira". Junto com a elevação a vila, Pesqueira recebeu a sede do Município de Cimbres (que no alto da serra já não era tão viável para assuntos políticos e o comércio). Depois disso a cidade progrediu como nenhum outro lugar do sertão, devido à instalação de fábricas de doces e beneficiamento de tomate.

Em 1880 a vila foi elevada a cidade com o nome de "Sant'Águeda de Pesqueira", que não vingou e recebeu o nome de "Pesqueira". A vila de Cimbres foi a ela anexada e, juntas, Cimbres e Pesqueira formaram o Município de Cimbres até 1913, quando "Pesqueira" passou definitivamente a ser o nome do município, passando a antiga sede a mero distrito.

Regiões Turísticas

Localização

Agreste, microrregião Vale do Ipojuca, distante 215 km do Recife







Notícias, Reportagens e Artigos sobre Pesqueira

Notícias > Social > Artesanato regional

Rota 232 lança Guia do Artesanato, em Pernambuco

Rota 232 lança Guia do Artesanato, em Pernambuco

Após o sucesso das riquezas gastronômicas da BR 232, agora é a vez da criatividade do artesanato pernambucano ser contemplado pelo projeto Rota 232

Notícias > Social > Artesanato regional

Beleza do artesanato faz do Agreste a mesorregião mais representativa do Guia

Bonecas de pano, carrinhos de lata, cordéis, máscaras, louça cabocla e uma grande variedade de produtos surgem a partir das mãos habilidosas dos artesãos. A cor do Agreste se faz presente em todas elas

Hotéis e Pousadas em Pesqueira

Agências de viagens e turismo em Pesqueira