Petrolândia



Localizada às margens do Lago de Itaparica, no sertão de Pernambuco, Petrolândia foi, durante muitos séculos, habitada pelos índios, hoje, representados pela tribo Pankararus. Quando os colonizadores e missionários chegaram na região, no século XVIII, foram fundadas as fazendas Brejinhos da Serra e de Fora. A partir daí começaram a surgir os primeiros povoamentos, dedicados apenas à pecuária extensiva, com o auxílio da mão-de-obra escrava africana.

A antiga Jabotá , atual Petrolândia , era um simples bebedouro para o gado que pastava nas propriedades. O local ganhou o nome de Bebedouro de Jabotá, devido a um frondoso jatobazeiro, existente na região. O bebedouro era freqüentado apenas por vaqueiros.

Na segunda metade do século XIX (1877), o Imperador D. Pedro II, visitando o São Francisco, toma conhecimento dos problemas da região e ordena a construção de um cais e de uma ferrovia que ligava economicamente o alto e o baixo São Francisco. A finalidade foi dar trabalho aos sertanejos famintos e também evacuar a produção de gêneros alimentícios vindos de outros municípios ribeirinhos do São Francisco, que eram os celeiros de nosso Sertão.

Em 1885 já existiam casas construídas. Ao término da construção da estrada férrea, a população foi aumentando e a localidade desenvolveu-se rapidamente, surgindo um comércio próspero. Os habitantes eram, na época, uma mistura de raças e culturas que foram atraídas pelo desenvolvimento da região.

Já em 1887, a sede do município, localizada em Tacaratu, foi transferida para o povoado de Jatobá e, depois, elevada a categoria de cidade em 1º de Julho de 1909 . Antes de receber a atual denominação, o município também foi conhecido como Itaparica; (devido a harmônica cachoeira). O nome Petrolândia; ( Petrus – versão em latim para Pedro; land – vem do vocábulo germânico terra) significa Terra de Pedro, em homenagem ao Imperador D. Pedro II, que tanto favoreceu a região.

Várias tentativas de desenvolver economicamente a cidade foram feitas, porém não deram certo até 1945. A partir daí, com a intervenção do Ministério da Agricultura, através de investimentos nos setores de agricultura irrigada e pecuária, implantaram-se colônias agrícolas que favoreceram e incrementaram o comércio e a construção civil do município.

A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), durante os anos 70 e 80, realizou a construção da Usina Hidroelétrica de Itaparica, atual Luiz Gonzaga, dando aproveitamento ao potencial hidroelétrico, que já vinha sendo inicialmente explorado pela instalação de um pequeno gerador na cachoeira de Itaparica.

Tal obra modificou profundamente a história de Petrolândia, afinal grande parte do antigo município foi inundada, inclusive a própria cidade, obrigando toda a população a deslocar-se para uma área totalmente estranha e adversa; como a nova cidade de Petrolândia, novo Projeto Apolônio Sales, Agrovilas dos Blocos I, II, III e IV.

A necessidade de mão de obra para a construção da Hidroelétrica, trouxe um fluxo grande de operários que formaram o Acampamento de Itaparica e a Vila Jatobá, atualmente um município independente, emancipado de Petrolândia em 1995.

Em 1988, Petrolândia foi desapropriada pela Chesf para construção da usina hidrelétrica Luiz Gonzaga. Tal obra resultou na inundação da cidade. Hoje, as ruínas da cidade antiga podem ser apreciadas através de mergulhos. Mais de 800 km² de terras ficaram submersas, acumulando cerca de 11 bilhões de metros cúbicos de água.

A Nova Petrolândia (nome apenas de batismo, já que os moradores insistem em chamá-la apenas por Petrolândia) é dotada de excelente infra-estrutura urbana, com elevados percentuais de ruas pavimentadas, abastecimento dágua e tratamento de esgoto. A cidade vem nos últimos anos, se tornando uma das mais importantes da região do Sertão do São Francisco.

A cidade, distante 429 km do Recife, tem mais de 30 mil habitantes e está aberta ao progresso, livre e com potencial para investimentos geradores de serviços, principalmente no que temos de mais forte a Agricultura. Sem deixar de lado o importante destaque que Petrolândia alcança hoje no comércio da região.

Localização

Petrolândia está localizada a 429km da capital do estado.







Hotéis e Pousadas em Petrolândia








Agências de viagens e turismo em Petrolândia