São José do Egito



A povoação do lugar iniciou-se com a construção de uma capela dedicada a São José por fazendeiros da cabeceira do Rio Pajeú, no lugar Queimadas, vale meridional da Serra da Borborema e ponto de confluência do Riacho São Filipe com o mesmo Pajeú. Fazendeiros vizinhos, que possuíam uma capela dedicada a São Pedro, atacaram e destruíram o templo. Uma nova capela foi erguida. Um novo ataque foi tentado, desta vez sem êxito, pois houve resistência. O povoado foi intitulado São José das Queimadas em 1865. Em 1972, foi criado o distrito com denominação de São José da Ingazeira, que foi elevado à categoria de vila com a denominação de São José da Ingazeira, pela lei provincial nº 1260, de 26 de maio de 1877, desmembrado de Ingazeira mais tarde Afogados da Ingazeira. Pela lei provincial nº 1516, de 11 de abril de 1881, vila passou a denominar-se São José do Egito. Em 1 de julho de 1909, foi elevado à condição de município com a denominação de São José do Egito, pela lei estadual nº 991.

Conhecida como Berço da Poesia, aí nasceram os poetas repentistas e cantadores Lourival Batista[6],Rogaciano Leite, na verdade nasceu na cidade de Itapetin, antes pertencente ao municipio de São José do Egito, Antonio Marinho, João Batista de Siqueira também nasceu na cidade de Itapetin, (conhecido por Cancão), Jó Patriota, Ivanderlan Siqueira, atualmente mora em São Paulo, e através dos sites www.saojosedoegito.net ou www.portaldopajeu.com e no seu blog, ivanalvessiqueira.blogspot.com. Já foi um dos maiores centros de realização de cantorias no Nordeste. Infelizmente, hoje a juventude da cidade é grande consumidora da "Cultura de Massa", como os forrós pronográficos e as suingueiras bahinas, deixando em segundo plano a Cantoria de Viola. Na cidade, durante a Festa de Reis, acontece o Festival de Cantadores e Poesia Popular.

Conta também com belas paisagens naturais, clubes, festas tradicionais, como a Exposição de Animais (realizada no Parque José Custódio de Lima), a Festa de Reis, o Festival Universitário (que reuni muitos universitário que estudam em grandes cidades. O Evento acontece durante três dias no mês de julho.) e a FEAP-Feira do Empreendedor do Alto Pajeú, realizadas no Pátio da Feira Livre.

Localização

São José do Egito fica a 404km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito pelas rodovias PE-275, PE-280 e BR-232.

Hotéis e Pousadas em São José do Egito








Notícias, Reportagens e Artigos sobre São José do Egito

Notícias > Turismo > Turismo cultural

Festivais animam o Sertão do Pajeú, em Pernambuco

Serra Talhada vem se consolidadndo como polo roqueiro do Estado e terá programação especialmente voltada para o Rock

Notícias > Turismo > Encontros e eventos de turismo

Visão e paladar servem de estímulo à promoção de destinos do Litoral ao Sertão do Pernambuco

A exposição passa uma semana nas dependências da Secretaria de Turismo e segue de forma itinerante para os municípios participantes do projeto, aeroporto, rodoviária e museus.

Agências de viagens e turismo em São José do Egito

Trevotur

Rua Severino Bernardo, 04 Loja 02
Centro - (87) 3844-1232

Trevotur

Rua Severino Bernardo, 04 Loja 02
Centro - (87) 3844-1232