São Lourenço da Mata



São Lourenço da Mata é uma das cidades mais antigas do Brasil.

Existem registros da presença de índios Tupinambás no local, datados de 1554. Este grupo indígena ocupava vastas extensões de terra ao longo do Rio Capibaribe e Rio Beberibe e ofereceu grande resistência à colonização portuguesa. No ano de 1554 foram derrotados pelos filhos de Duarte Coelho, donatário da Capitania de Pernambuco. A partir daí foi possível aos portugueses penetrar na mata rica em pau-brasil e estabelecer um entreposto na região. O nome de Lourenço provém do primeiro morador da região. O pau-brasil era conduzido em carros de boi até o Rio Capibaribe e seguia por via fluvial até o Paço do Fidalgo, hoje Santana.

Os primeiros povoadores erigiram uma capela no alto de uma colina em homenagem a São Lourenço, datada de 1621, onde hoje está a Igreja Matriz, que conserva traços da primitiva capela.

A extração de pau-brasil facilitou a ocupação da região e, ao final do século XVI surgiram os primeiros engenhos. Registros indicam sete fábricas em 1630.

A invasão holandesa em Pernambuco chegou a São Lourenço em 1635. Após alguma resistência, a cidade foi evacuada. Foi palco de intensa guerrilha. Após a expulsão dos holandeses, retomou a atividade açucareira.

O distrito foi criado por alvará em 13 de Outubro de 1775, subordinado ao município de Recife e Oau D´Alho. Elevado à categoria de vila com a denominação de São Lourenço da Mata, pela lei provincial nº 1805, de 13 de Junho de 1884. O município foi instalado em 10 de Janeiro de 1890.

O município recebeu o título de capital do Pau-Brasil por causa da reserva ecológica de Tapacurá, remanescente de Mata Atlântica, onde se encontram mais de 100 mil árvores de Pau-Brasil.

O patrimônio histórico de São Lourenço da Mata é bastante rico, com usinas, igrejas e engenhos dos tempos coloniais, como a Igreja Matriz de São Lourenço, as usinas Capibaribe e Tiúma, e vários engenhos de cana-de-açúcar.

A Estação Ecológica do Tapacurá ocupa uma área de 776 hectares. Sua finalidade é a pesquisa em Botânica, Zoologia e ecologia. Busca desenvolver hábitos de conservação de recursos florestais e da fauna da Mata Atlântica. Para tanto, produz de mudas de espécies frutíferas e florestais típicas da Mata Atlântica,como o pau-brasil, pau-de-jangada e ipê, dando apoio a empresas de reflorestamento e silvicultura. Pertence à Universidade Federal Rural de Pernambuco.

São Lourenço da Mata conterá um dos estádios para a Copa do Mundo de 2014.

Regiões Turísticas

Localização

São Lourenço da Mata está localizado a 16km da capital do estado.

Hotéis e Pousadas em São Lourenço da Mata

Pousada Maria de Lourdes
Rua Manoel Joaquim de Santana, 115 sala B
Pousada Maria de Lourdes
A partir de: R$ 60,00
Estrelas: 2 estrelas
Ver fotosPousada Maria de Lourdes - Rua Manoel Joaquim de Santana, 115 sala B
Preços e Reservas Online
Reserva Online Pousada Maria de Lourdes no Booking






Notícias, Reportagens e Artigos sobre São Lourenço da Mata

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Pernambuco conclui licitação da Arena da Copa 2014

Pernambuco conclui licitação da Arena da Copa 2014

A Arena onde ocorrerão os jogos da COPA 2014 será construída através de um projeto de Parceria Público-Privada - PPP e integra o projeto “Cidade da Copa”

 

Agências de viagens e turismo em São Lourenço da Mata

Benigno Turismo

Rua 32 14
Parque Capibaribe - (81) 3525-0016

Cristal Tur

Avenida Belmiro Correia, 7056
Capibaribe - (81) 3525-0219