Timbaúba



Timbaúba comemorou 130 anos de emancipação política no dia 8 de abril de 2009.

O topônimo, conhecido também como timboína significa árvore de exalação de espuma. E mais timbé-uva (árvores de espuma).

O território do atual município de Timbaúba pertencia à Capitania de Itamaracá, doada a Péro Lopes de Souza. A capitania estendia-se desde a foz do Rio Santa Cruz, ao Sul da Ilha de Itamaracá, até a Baía da Traição, ao Norte, numa extensão de 86 léguas de terra no litoral e, daí, atingia até o meridiano de Tordesilhas. No início, a economia era baseada na exploração do pau-brasil.

O povoado surgiu às margens do rio Capibaribe Mirim na primeira metade do século XIX, próximo à fazenda Timbaúba, da propriedade de Antônio José Guimarães. A feira do núcleo populacional foi transferida para o pátio da fazenda. A esposa do fazendeiro mandou construir uma capela em homenagem a Nossa Senhora das Dores e a povoação foi se consolidando. A paróquia foi criada em 1873, no dia 28 de maio pela Lei nº 1103, da Assembléia Provincial de Pernambuco. A sua emancipação ocorreu por força da Lei número 1.363, assinada pelo Presidente da Província, Adolpho de Barros Cavalcanti, exatamente no dia 8 de abril de 1879.

Regiões Turísticas

Localização

Timbaúba está localizada a 98km da capital do estado.

Hotéis e Pousadas em Timbaúba








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Timbaúba

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Domingo de folia na capital e no interior de Pernambuco

A folia está apenas no começo no Carnaval de Pernambuco

 

Agências de viagens e turismo em Timbaúba

Carpool Viagens e Turismo

Praça Siqueira Campos 138 B
Centro - (81) 3228-9677

Carpool Viagens e Turismo

Praça Siqueira Campos 138 B
Centro - (81) 3228-9677