Tracunhaém



A origem do nome é Tupi e quer dizer "formigueiro" ou "panela de formiga", segundo Teodoro Sampaio. O distrito de Tracunhaém foi criado pela Lei Municipal nº 5, de 30 de novembro de 1892. A lei nº 4.951, de 20 de dezembro de 1963, criou o município de Tracunhaém , desmembrado do de Nazaré da Mata, e elevou sua sede à categoria de cidade.

Os artistas de Tracunhaém têm no barro a matéria-prima principal para a confecção de cerâmicas utilitárias e decorativas, com grande produção de imagens sacras.

A produção de tapetes com as formas de desenhos de azulejos também é outro talento dos moradores de Tracunhaém.

Não é difícil encontrar um atelier em cada rua da cidade, às vezes até mesmo nas calçadas das casas, de onde surgem imagens religiosas, utensílios domésticos fabricados com massapê, entre outras peças. São mais de cem artesãos espalhados pela cidade.

Um dos santos mais moldados na cidade é Santo Antônio, padroeiro de Tracunhaém. Sua imagem, exposta em praça, foi esculpida por Mestre Zezinho, conceituado artesão local. Mestre Zezinho, também conhecido como Zezinho de Tracunhaém, é o artesão vivo mais antigo do município.

O santo casamenteiro também tem em sua homenagem uma capela, construída em 1827, e uma festa popular que dura 12 dias no mês de junho.

O cenário se completa com as construções típicas do ciclo açucareiro que estão preservadas em alguns engenhos. No Engenho Juá, existem duas Casas Grandes, uma do século XVIII e outra que data de 1934.

Além das construções, o Engenho Trapuá possui uma serra, com aproximadamente 100m, onde fica a Igreja Nossa Senhora de Santana, que permite uma visão panorâmica de cidades vizinhas, como Carpina e Nazaré da Mata.

Regiões Turísticas

Localização

Tracunhaém está localizado a 48km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através da rodovia BR-408.







Hotéis e Pousadas em Tracunhaém








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Tracunhaém

Notícias > Turismo > Turismo nacional

O programa Pernambuco Conhece Pernambuco começou, nesta semana, a movimentar a Rota Engenhos e Maracatus

O programa Pernambuco Conhece Pernambuco começou, nesta semana, a movimentar a Rota Engenhos e Maracatus

A Rota leva os visitantes a uma viagem em direção às origens da cultura pernambucana.

 

Agências de viagens e turismo em Tracunhaém