Altos



A história de Altos começou a partir de 1800,com a chegada, proveniente do Ceará, da familia Paiva, representada por João de Paiva Oliveira para o lugar que, atualmente, se denomina Altos. Muitos fatos, relativos à familia fundadora permanecem à margem da história, talvez, por conveniência política ou porque a revelação desses fatos cubram de vergonha e ignomínia àqueles que dilaceraram as carnes da pátria-mãe e se dizem, atualmente, benfeitores históricos. Não se pode negar a contribuição do cônego Honório na afirmação da fé de um povo laico, contudo, vale aqui ressaltar que o terreno que se destinou à construção da matriz de São José foi doado por João de Paiva Oliveira. Outro fato que passa além da história e que, estranhamente, é escondido do público, concerne à nomeação, pelo interventor estadual, de João de Paiva Oliveira, como inspector de ensino de Altos. A nomeação que se encontra arquivada nos anais do Governo do Estado, lança por terra, a falida tese de que o fundador do município de Altos era analfabeto como querem fazer crer alguns.

O município conta com rios perenes, cachoeiras e riachos com piscinas naturais, possuindo uma estrutura propícia ao Eco Turismo e à prática de esportes radicais. A cidade de Altos possui ainda três sítios paleontológicos, com a presença de lenhos fósseis que datam de 230 a 250 milhões de anos (era Paleozóica), localizados nas localidades rurais Gameleira, Serra do Gustavo (também conhecida como Boqueirão do Brejo) e Barrinha. Possui ainda a Floresta Nacional dos Palmares (única do Estado),com 170 ha, unidade de conservação ambiental federal administrada pelo IBAMA. Quanto ao turismo cultural, Altos possui grande número de festividades que atrai pessoas de todo o Estado, como é o caso dos festejos de São José (na Igreja Matriz) e do Show da Rádio São José dos Altos, realizado anualmente no dia 21 de setembro com a presença de inúmeras atrações.

Regiões Turísticas

Localização

Altos está localizada a 38km da capital do estado.

Hotéis e Pousadas em Altos








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Altos

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Ações estratégicas dinamizam turismo no Piauí

Quatro municípios no norte do Estado receberam consultoria especializada e já definiram ações para fomentar a atividade turística

 

Agências de viagens e turismo em Altos

Silotur

Avenida Nossa Senhora de Fátima, 2465
(86) 3262-1082

Silotur

Avenida Nossa Senhora de Fátima, 2465
(86) 3262-1082