Floriano



A cidade de Floriano é originária de quatro antigas sesmarias, a maioria doada a Domingos Afonso Mafrense, em 1676. Foi ele o responsável pela implantação das primeiras fazendas, com o cultivo da cana-de-açúcar e pecuária extensiva – que depois veio a se estabelecer como atividade mais importante.

Com a morte de Mafrense, trinta de suas fazendas foram doadas aos jesuítas, que as administraram. Os jesuítas foram expulsos das fazendas em 1760 e as terras passaram para o Estado, atingindo significativo crescimento.

Historicamente a cidade foi fundada pelo agrônomo Francisco Parentes, que lá inaugurou a primeira escola de agronomia das Américas. Essa instituição se destinava à educação de filhos dos escravos (ambos os gêneros), órfãos e libertos pela Lei de 28 de setembro de 1871.

Em 1897, o pequeno povoado, que se chamava Colônia Rural de São Pedro de Alcântara, foi elevado à categoria de cidade, com o nome atual, em homenagem ao marechal Floriano Peixoto. A valorização da borracha de maniçoba, a chegada dos árabes mercantilistas e a navegação fluvial também contribuiu significativamente para o desenvolvimento da cidade.

Floriano conta com uma comunidade árabe que exerce forte influência em sua cultura. Vários imigrantes oriundos da Síria se estabeleceram lá a partir do final do século XIX. Grande parte destes imigrantes veio da cidade de Maalula, um dos últimos redutos do aramaico no mundo. A língua aramaica era falada por Jesus. Mas a grande maioria dos árabes estabelecidos em Floriano veio de Khabab, também da Síria.

A cidade é para quem é apaixonado por carros: o Museu do Automóvel de Floriano expõe, em um galpão de 288 metros quadrados, vários tipos de veículos antigos – desde caminhões até bicicletas. Além disso, conta com um acervo de revistas, acessórios e fotos.

Outra atração da cidade é o carnaval que atrai foliões de todo o Piauí e Maranhão, constituindo-se a maior festa do gênero na região. A maior concentração desta festa se dá no cais do porto, sendo animado por trios-elétricos durante as quatro noites de folia.

Folclore

Fazem parte do rico folclore florianense dois tipos distintos de herança: a oriunda do Português, do Índio e do Negro e aquela herdada dos árabes. Nesta se enquadram figuras como o "Seu" Salomão Mazuad, Calixto Lôbo, David Kreit, Elias Oka, Faiz Salim, Gabriel Zarur, Millad Kalume, Dra. Josefina Demes e outros, cada um sendo a personificação de uma característica inerente ao povo árabe, positiva ou não. Naquela temos o Cavalo Piancó, o Pastoril, o Cabeça de Cuia, a porca do dente de ouro.

Regiões Turísticas

Localização

Floriano está localizada a 253km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através da rodovia BR-230

Hotéis e Pousadas em Floriano








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Floriano

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Piauí apresenta roteiro turístico de Floriano

Piauí apresenta roteiro turístico de Floriano

Como parte integrante do Turismo, Floriano promove durante todo o ano eventos culturais e turísticos como o Carnaval considerado um dos melhores do estado

Notícias > Turismo > Transporte aéreo

Aeroporto Internacional de Parnaíba/PI será inaugurado em março

Aeroporto Internacional de Parnaíba/PI será inaugurado em março

A obra que está prevista para ser inaugurada no dia 13 de março deste ano, consiste na ampliação da pista de pouso que será acrescentada em mais 450 metros, passando dos atuais 2.050 para 2,5 mil metros.

Notícias > Turismo > Turismo religioso

Cidades do Piauí promovem roteiros religiosos

Cidades do Piauí promovem roteiros religiosos

Cidades piauienses como Floriano, Oeiras, Teresina, Bom Jesus e Esperantina aproveitam a Semana Santa para promover o turismo religioso

Notícias > Turismo > Cursos, palestras, seminários de turismo

Estudantes participam de atividades sobre turismo em Floriano / PI

Estudantes participam de atividades sobre turismo em Floriano / PI

Palestra Turismo no Piauí foi promovido pela Coordenadoria Regional da Piauí Turismo (Piemtur) de Floriano

Agências de viagens e turismo em Floriano

POSTO E POUSADA GURGUEIA

POSTO E POUSADA GURGUEIA

barra da tijuca - Rio de janeiro/RJ

 

Flortur

Rua São Pedro N 280
Centro - (89) 3522-1486

Flortur

Rua São Pedro N 280
Centro - (89) 3522-1486