Parques Nacionais > 

Serra da Capivara - PI

Patrimônio Mundial da Humanidade



Na escola, aprendemos que os primeiros homens chegaram às Américas pelo Estreito de Behring, vindos da Sibéria. A contestação para essa antiga e reconhecida teoria está em pleno sertão brasileiro. Sítios arqueológicos guardam indícios da ocupação humana a 50 mil anos atrás, 30 mil anos antes dos homens vindos da Sibéria. Pinturas rupestres mostram como era a vida em um passado distante: caçadas, orgias sexuais, animais desconhecidos e baleias sugerem que a paisagem e os costumes eram bem diferentes do que conhecemos hoje.

Os 129.140 hectares guardam a maior concentração de sítios pré-históricos da América e uma importante amostra da Caatinga brasileira. Para proteger essa riqueza da humanidade foi criado em 1979 o Parque Nacional da Serra da Capivara, que está sob a responsabilidade da Fundação Museu do Homem Americano, além do Ibama. Pela sua inegável importância, a região é considerada pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade.

Aspectos culturais e históricos

A região como um todo apresenta aspectos arqueológicos bastante significativos e teve em outras épocas a presença de povos indígenas que foram dizimados pelos colonizadores espanhóis e portugueses.

O parque foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, em função do acervo arqueológico ali encontrado, cerca de 460 sítios já foram cadastrados. No sítio do Boqueirão da Pedra Furada, foram feitas as mais antigas datações que atestam a presença do homem no continente Americano: 48 mil anos atrás.

Aspectos naturais

A paisagem é marcada pela diversidade de relevo. Da planície brotam enormes cuesta abruptas e formações rochosas típicas como a Pedra Furada e o Arco do Triunfo.

Quebrando os tons monocromáticos e a vegetação rasteira da região, encontram-se alguns trechos de mata exuberante, lembrando a época em que o terreno foi coberto por floresta tropical e até fundo de oceano, há milhões de anos. Ainda encontram-se uma chapada, na Serra da Gurguéia, e os peculiares caldeirões, depósitos naturais de água das chuvas, escavados nas rochas.

O ecossistema predominante é a Caatinga. Nela, as plantas perdem as folhas durante o período de seca. Nas áreas mais altas, predominam os angicos. Nas baixas, o umbuzeiro e o juazeiro, que não perde as folhas, além dos cactos.

Entre os mamíferos, está o tatu, a cutia, o mocó e a preá. Alguns felinos já foram observados nas matas úmidas. Muitos lagartos, iguanas e ofídios espalham-se pelo parque. Periquitos, papagaios, araras-vermelhas e a águia-chilena representam uma das 208 espécies de aves.

Clima

O clima da região é tropical de zona equatorial, com temperatura média anual de 25°C. O período seco vai de maio a outubro, apresentando boas condições de trilhas e de observação da fauna local.

Atrações

As maiores atrações do parque são os 260 sítios arqueológicos catalogados com 30 mil pinturas rupestres. São figuras humanas, animais, plantas, objetos e signos representados em diversos temas, sendo o sexual um dos mais freqüentes. Mais de 30 sítios estão preparados para a visitação, como as tocas do Salitre, do Boqueirão da Pedra Furada, do Caldeirão do Rodriguez e do Baixão das Mulheres. Para chegar a eles ou simplesmente contemplar a paisagem interessante das formações rochosas, existem diversas trilhas, algumas até mais difíceis exigindo um bom preparo físico.

No caminho para São Raimundo Nonato está o Baixão, como são chamados os desfiladeiros, das Andorinhas. Com sorte, é possível ver centenas delas mergulhando no cânion por volta das 5 horas da tarde. Em são Raimundo Nonato, está o Museu do Homem Americano, que mostra a evolução do homem, do clima e do relevo na América, além de conter ferramentas, cerâmicas e vestígios arqueológicos.

O parque abre diariamente das 7h às 17h e é cobrado um ingresso com custo baixo. O percurso aberto à visitação conta com 22 sítios arqueológicos preparados para visitação, todos com escadas de acesso, passarelas e sinalização.

Infra-estrutura

O Parque Nacional da Serra da Capivara possui uma excelente infra-estrutura, contando com Centro de Visitantes, auditório, lanchonete e sinalizações. São Raimundo Nonato, a 40 km do parque, oferece infra-estrutura simples com hotéis, restaurantes e camping no Museu do Homem Americano.

Objetivos específicos da unidade

Proteção do ambiente (área semi-áridas, fronteiriça entre duas grandes formações geológicas), preservação de sítios arqueológicos e o ecoturismo.

Decreto e data de criação

Foi Criado pelo Decreto n.º 83.548 de 05.06.1979

Endereço para correspondência

Rua Dr. Luís Paixão, 188 - Bairro Milonga

(Escritório Parque Nacional Serra da Capivara).

64770-000 - São Raimundo Nonato - PI

Fone/Fax: (89) 582-2085

Estados

  • Piauí As Riquezas do Piauí

Cidades

Localização

O Parque Nacional da Serra da Capivara está localizado no sudeste do Piauí, pertencendo aos municípios de São Raimundo Nonato, Brejo do Piauí, Coronel José Dias e João Costa.

Acesso

Para chegar até lá, a partir de Teresina, siga pela BR-316, BR-343 e BR-230 até Floriano e depois pela PI-140 (BR-324) até São Raimundo Nonato. São mais 40 km por estrada de terra até a entrada do parque. Outra opção é ir de avião até Petrolina (PE) e seguir pela BR-235, por 311 km de asfalto, para São Raimundo Nonato.

Hotéis e Pousadas em Serra da Capivara - PI

Real Hotel Empreendimentos
Largo Manoel Agostinho de Castro, 704
Sao Raimundo Nonato



Notícias, Reportagens e Artigos sobre Serra da Capivara - PI

Notícias > Turismo > Ecoturismo

Surpreenda-se ao visitar os Parques Nacionais

Se a ideia é, de vez em quando, fugir da selva de pedras, a solução pode ser simples e surpreendente. Vamos juntos conhecer mais e proteger os Parques Nacionais do nosso país

Notícias > Livros, Revistas e Jornais > Revista Aventura & Ação

Serra da Capivara: museu natural

Serra da Capivara: museu natural

Um dos mais importantes patrimônios culturais pré-históricos do planeta, o Parque Nacional Serra da Capivara propicia autênticas aventuras nas trilhas em meio à caatinga rumo a sítios arqueológicos de até 18 mil anos

Notícias > Livros, Revistas e Jornais > Revista Aventura & Ação

Revista Aventura & Ação Ed. 160 - Aventura de Floripa à Jordânia!

Revista Aventura & Ação Ed. 160 - Aventura de Floripa à Jordânia!

Na capa, todo o potencial para a aventura de Florianópolis, a bela ilha de Santa Catarina. Já Jordânia, no Oriente Médio, encanta os visitantes que chegam até Petra, a enigmática cidade de pedra

Blogs > Challenging your Dreams > Brasil por Terra

Serra da Capivara

Serra da Capivara

O percurso foi longo, por estradas péssimas com pouca vegetação e apenas alguns bodes pelo caminho. Sem dúvida vale à pena!

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Piauí: Terra de aventura e Pré-História

Piauí: Terra de aventura e Pré-História

Serra da Capivara tem a maior concentração de pinturas rupestres do continente americano

Notícias > Turismo > Ecoturismo

Piemtur divulga programação ecoturistica para o Festival da Uva, no Piauí

Piemtur divulga programação ecoturistica para o Festival da Uva, no Piauí

O II Festival da Uva do Piauí que será realizado de 04 a 06 de dezembro em São João do Piauí, é uma boa opção turística no Estado.