Barra de São João



Entre os destaques, podemos citar o amplo casario colonial, concentrado numa avenida junto ao Rio São João conhecida como "Beira-Rio", onde encontra-se a casa onde possivelmente nasceu o poeta Casimiro de Abreu. Datada da primeira metade do século XIX, constituía-se num depósito de mercadorias (entreposto) pertencente ao pai de Casimiro, o qual comerciava com as praças de Leripe (Rio das Ostras) e Capivary (Silva Jardim), entre outras localidades. A casa servia de acomodações à família, com quartos de alcova para melhor se protegerem dos fortes ventos da região, de um lado, e acomodações para os escravos, do outro.

Após ser vendida e revendida em leilão, foi reformada e doada à Prefeitura, quando chegou a servir como sede do governo municipal. Novamente reformada, foi aberta ao público na década de 1970 como Museu do Poeta. Depois da mudança da sede para a atual cidade de Casimiro de Abreu, o imóvel passou a administração do Governo do Estado do Rio de Janeiro, encontrando-se atualmente em reforma.

Outro ponto muito visitado é a Prainha, uma pequena faixa de areia entre a foz do rio São João e o mar, que abriga, no alto de uma pedra, a secular Capela de São João Batista, uma das construções mais antigas da região, que possui um anexo cemitério onde se localiza o túmulo do poeta Casimiro de Abreu. Local muito frequentado por famílias, que procuram a tranquilidade das águas do rio em contraste com o mar agitado, além de romeiros e apreciadores da cultura histórica. É considerado um belíssimo mirante para se assistir o por-do-sol, que emoldura as ruínas da antiga ponte sobre o rio.

Foi um dos cenários do filme Inocência, de 1983, dirigido por Walter Lima Jr. e baseado no livro de mesmo nome do Visconde de Taunay. Estrelado por Fernanda Torres (como Inocência) e Edson Celulari (como Cirino) . Ganhador do Festival de Brasília como "Melhor Diretor" e "Melhor Ator Coadjuvante" (Sebastião Vasconcelos).

Um passeio pelo rio São João é também uma bela pedida, podendo ser navegado por mais de 30 km até a represa de Juturnaíba. Para os que curtem uma praia mais tranquila, o praião (como é conhecida a praia de Barra de São João) é uma opção. A ilha de trinta réis, a aproximadamente 800 metros da costa, tem água claras, boa para pesca e banho. O pôr do sol, visto da pedra do telegrafo (lado voltado para a foz do rio São João), é um programa imperdível para o fim de tarde, momento em que os pescadores estão saindo com seus barcos para o mar para mais uma noite de trabalho.

PRINCIPAIS PRAIAS DE SÃO JOÃO DA BARRA

Praia de Atafona

O nome Atafona é de origem indígena e significa moinho de vento. Atafona possui o segundo maior delta do país e o terceiro clima medicinal do mundo. É em Atafona também, que ocorre o processo de transgressão do mar, que consiste na invasão do mar sobre o continente. O mar exibe sua força e impressiona moradores e turistas.

Distância da sede – 3 km.

Praia de Grussaí

O nome Grussaí vem do pequeno caranguejo chamado grauçá, também conhecido como espera maré. É nesta praia que costuma acontecer diversos shows no período de verão, atraindo diversas pessoas.

Distância da sede – 8 km.

Praia do Chapéu do Sol

Nome colocado por moradores de Atafona e veranistas no início do século XX, pois neste local várias pessoas colocavam chapéu de praia para evitar o sol, daí então o nome de Chapéu de Sol. Este local também é conhecido como hospital espiritual, estimulando fenômenos de cura e aparição de UFOs.

Localizado entre Atafona e Grussaí, distante 6 km da sede.

Praia de Iquipari

Com o nome característico indígena, Iquipari possui mar e lagoa, com mata preservada e fauna nativa. É ainda ideal para a pesca de anzol e contato maior com a natureza.

Distante 3 km de Grussaí.

Praia do Açu

Nome originado de moradores nativos da região, possui mar ideal para pesca de anzol e de rede.

São João da Barra possui 32 km de belas praias!

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através da RJ-106







Hotéis e Pousadas em Barra de São João

Pousada da Barra Rio das Ostras
Av. Oceanica, 249
Pousada da Barra Rio das Ostras
A partir de: R$ 169
Ver fotosPousada da Barra Rio das Ostras - Av. Oceanica, 249
Preços e Reservas Online
Reserva Online Pousada da Barra Rio das Ostras no Booking






Notícias, Reportagens e Artigos sobre Barra de São João

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Trilha ecológica em vulcão extinto é opção turística em Barra de São João - Casimiro de Abreu (RJ)

Uma programação para quem curte a natureza e gosta de aventura.

 

Agências de viagens e turismo em Barra de São João