Conceição de Macabu



Originalmente o territorio do município de Conceição de Macabu foi habitado por grupos humanos, caçadores e coletores, que dividiam-se em diversas tribos nômades. Esses grupos tribais foram chamados pelos primeiros exploradores de Sacurus, Saruçus ou Sucurus e, segundo, o historiador Joaquim Norberto de Souza e Silva (Aldeias de Índios do Rio de Janeiro - 1854), deviam pertencer ao grupo dos guarus.

A criação do atual município efetivou-se em 15 de março de 1952 quando foram desanexados os 5º e 10º distritos de Macaé (Conceição de Macabu e Macabuzinho), que passaram a constituir o 1º e o 2º distritos do atual município.

Sua expansão econômica contou com rodovias e os trilhos da Estrada de Ferro Leopoldina, que liga a capital ao norte do Estado e, daí, ao Espírito Santo.

O centro urbano de Conceição de Macabu desenvolveu-se à margem direita do Rio Macabu. A presença de um relevo montanhoso em torno do núcleo estimulou a ocupação de vales propícios para áreas residenciais.

O município tornou-se o berço de personalidades reconhecidas em todo o país, como por exemplo, a cantora Ângela Maria, a Sapoti, apelido dado por Getúlio Vargas, Policarpo Ribeiro, meia-direita da primeira Seleção Brasileira de Futebol, que disputou a copa do mundo de 1930,e Elieser Gomes, ator principal de um dos filmes de maior bilheteria da história do cinema nacional, o clássico “O Assalto ao Trem Pagador” o que, na estréia, foi visto por mais de um milhão de pessoas, apenas na cidade do Rio de Janeiro.

Regiões Turísticas

Localização

Conceição de Macabu está localizada a 226km da capital do estado.

Hotéis e Pousadas em Conceição de Macabu