Mendes



A cidade de Mendes tem origem em um simples rancho para pouso de tropas, erguido às margens do “Caminho Novo do Tinguá”, num atalho que ligava a aldeia de Valença com a cidade do Rio de Janeiro. O pequeno aglomerado, de temperatura agradável e solo fértil, começou lentamente a se desenvolver graças à constante circulação de tropeiros.

A exuberância da Mata Atlântica oferece inúmeras opções de lazer rural, com seus passeios ecológicos. Trilhas levam aos mirantes Boa Esperança, do Cruzeiro, do Sítio Rancho Fundo; ao gigantesco jequitibá com 23m de altura e 5,95m de circunferência, localizado numa área particularmente agradável com açudes e belo visual. Os rios oferecem as cachoeiras do Amaral, do Hotel Cascatinha e do Sanatório. De se ressaltar ainda que a Mata Atlântica, presente em boa parte do município, favorece a exploração de muitas trilhas de turismo ecológico. As excelentes condições climáticas e paisagísticas provenientes do relevo da Serra do Mar, favorecem cada vez mais o desenvolvimento das atividades turísticas do município. Na região de Mendes, a Serra se identifica pelos vales estreitos entre elevações colinas, que se estendem com seus morros recobertos com densa vegetação.

Localizada no centro da cidade, a Igreja Matriz de Santa Cruz está situada em um terreno arborizado e sua fundação data de 1857, ou seja final do século XIX. A igreja é de arquitetura simples, em seu interior encontram-se quadros em gesso, retratando a via sacra, e duas imagens em suas laterais. Ao fundo, encontra-se uma cruz de um metro de comprimento, em bronze. A Igreja possui ainda, vitrais em forma de círculo e um coro de 10 metros de largura.

O Hotel-Fazenda São José das Paineiras é um grande atrativo que não pode deixar de ser visitado. Trata-se de uma antiga fazenda de café do século XIX, que em 1903 foi comprada pelos irmãos Maristas, devido ao agradável clima local. O destaque do hotel é a capela, datada de 1949, com vitrais que contam a história de São Marcelino Champagnat, fundador da Ordem Marista. As muitas trilhas, que são largas, gramadas, sempre cobertas pelas copas das árvores e que podem ser percorridas tanto a pé quanto a cavalo - muitas delas abertas para interligar as fazendas cafeeiras da região - são uma das alternativas de lazer da fazenda, além do curral onde é possível dar mamadeira aos bezerros, ordenhar uma vaca ou alugar um cavalo para um passeio. A fazenda conta com uma agroindústria, em que são produzidos queijos, doces e licores, além da extração diária de 130 litros de leite e da produção de 300 quilos de bananas por mês. Há também uma horta orgânica, sem agrotóxicos, de onde é colhido 90 porcento do que é consumido no hotel.

O prédio da Estação Ferroviária, inaugurado em 1911, é apontado como a imagem mais significativa de Mendes, pois foi construído para atender à grande demanda das indústrias locais que estavam em intensa atividade. Todo construído em pinho de riga, sua edificação representa o que houve de mais belo e bom gosto outrora e, por conseguinte, representa um período extremamente próspero do município.

Regiões Turísticas

Localização

O município de Mendes esta localizado na região centro sul do estado a 68km da capital.







Hotéis e Pousadas em Mendes








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Mendes

Notícias > Turismo > Encontros e eventos de turismo

Festival Vale do Café toma conta do Estado do Rio

Festival Vale do Café toma conta do Estado do Rio

Fazendas da época do ciclo do café serão palco de uma viagem no tempo, por meio de tour histórico; desde 2003, festival já recebeu mais de 450 mil visitantes

Notícias > Social > Festas, danças e manifestações regionais

Festival Vale do Café chega a sua 7ª edição

Festival Vale do Café chega a sua 7ª edição

O evento cultural, que abrange diversas cidades do interior do Rio, acontece esse ano de 17 a 26 de julho

Agências de viagens e turismo em Mendes