Parques Nacionais > 

Restinga de Jurubatiba - RJ

Terra de Muitas Palmeiras



O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba é composta por uma faixa de areia de 44 km de extensão parecidas com outras restingas, mas o que a diferencia das demais é o fato de estar localizada numa área de transição ecológica e por possuir lagoas costeiras, que são fonte de matéria orgânica para os oceanos.

A área do parque está localizada em região litorânea e possui aproximadamente 14.860 ha e é considerado um refúgio de muitas espécies de flora e fauna. O parque possui terreno arenoso e a sua maior parte é preservada desde a época do Descobrimento do Brasil.

Aspectos históricos e culturais

Esta região era habitada pelos índios Goytacases, povo que tinha tradição guerreira. Em Tupi-Guarani, o nome do Parque significa "Terra de Muitas Palmeiras" (gerivá - geribá); encontrando-se também com significado "Terra de Plantas Espinhentas".

Em 1844 iniciou-se a construção do canal Campos/Macaé, que levou 27 anos para ser construído, utilizando-se mão-de-obra escrava. Este canal tinha a finalidade de escoar a produção agrícola de Campos através de exportação pelo porto de Macaé. Ele foi utilizado por apenas 4 anos, perdendo sua função com a chegada da ferrovia ao local. Hoje o canal, que é o segundo maior canal artificial do mundo (104 km de extensão), encontra-se sem uso.

Aspectos naturais

A área abrange as planícies fluviais e planície marinha do litoral dos municípios de Macaé, Quissamã e Carapebus.

Na área do Parque são identificados sete tipos de vegetação como vestígios do sertão nordestino e da Floresta amazônica e as clusias. Também se encontra alguns tipos de orquídeas e bromélias, sendo algumas ameaçadas de extinção.

É uma área importante de refúgio para muitas espécies, entre elas o papagaio chauá, já extinto em outras restingas, espécies endêmicas, como as borboletas e a belíssima borboleta da restinga. Há também aves aquáticas residentes; aves migratórias como os maçaricos de várias espécies; pequenas populações como garças, maguaris, carões, frangos de água, jaçanas, gaviões e outros, a cegonha brasileira, a lontra e o jacaré de papo amarelo.

Clima

A área possui um clima bastante homogêneo, com um tipo climático em que predomina o sub-úmido-seco, com grande excesso de água no verão, com calor bem distribuído todo o ano.

Atrações

Uma das atrações do parque é o canal artificial de cem quilômetros entre Macaé e Campos, considerado o segundo maior do mundo em comprimento. O parque ainda conta com 18 lagoas, onde algumas são de água salgada e outras de água doce.

Infra-estrutura

O parque possui alojamento para pesquisadores e laboratórios. Têm-se com opção de hospedagem a cidade de Macaé, que fica a 40 km com hotéis e restaurantes bem equipados; Quissamã e Carapebeus também possuem meios de hospedagem.

Objetivos específicos da unidade

Resguardar os atributos ambientais existentes nas restingas da região que abrange ecossistema de menor representatividade no sistema de unidades de conservação.

Decreto e data de criação

Foi criado pelo Decreto s/n de 29.04.1998

Endereço para correspondência

Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha

Rod. RJ 106 km 182, Barreto.

27971-130 - Macaé - RJ

Telefax: (22) 2759 4102

E-mail: jurubatiba@lagosnet.com.br

Estados

Cidades

Localização

Cerca de 2 km de largura na extremidade oeste, ao lado da Lagoa Cabiunas e 4,8 km de largura na extremidade leste (canal de Ubatuba/Lagoa Feia), com um perímetro de 123 km, está localizado à noroeste do estado do Rio de Janeiro, entre os municípios de Macaé e Quissamã.

Acesso

O acesso é feito através da BR-101, Rio de Janeiro sentido Macaé, percorrendo-se 200 km (de Macaé até a unidade são mais ou menos 20 km); ou de Campos sentido Quissamã, percorrendo-se 60 km (de Quissamã até a unidade são mais ou menos 10 km).

Notícias, Reportagens e Artigos sobre Restinga de Jurubatiba - RJ

Notícias > Turismo > Ecoturismo

Surpreenda-se ao visitar os Parques Nacionais

Se a ideia é, de vez em quando, fugir da selva de pedras, a solução pode ser simples e surpreendente. Vamos juntos conhecer mais e proteger os Parques Nacionais do nosso país

 

Atrativos turísticos - Restinga de Jurubatiba - RJ